ESTUDO DE CASO

Páginas: 5 (1213 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ESTUDO DE CASO DE PSICOLOGIA

A psicologia jurídica é a psicologia aplicada ao melhor exercício do direito. Utiliza como um de seus conhecimentos a compreensão do delito, isto é, a descoberta da sua motivação psicológica.
O aparelho psíquico possui uma causalidade própria. Assim, entende-se que todo ato psíquico tem intenção, motivação e significação; não se trata de um fenômeno esporádico,acidental, isolado e indeterminado, mas de um elo de uma série causal.
A partir desse entendimento, passaremos a analisar o caso de Edmund Emil Kemper III, serial killer que praticou assassinatos de maneira cruel na Califórnia nos anos 70.
Logo a partir da infância pode-se observar fatos na vida de Edmund que contribuiram para o desenvolvimento da sua psicopatia. A exposição a maus tratos,abandono e frenquentes conflitos familiares, levam a criança a desenvolver determinados padrões comportamentais, muitas vezes anormais e violentos. Edmund, na sua infância, matava gatos, enterrando-os vivos e mutilando-os. Fazia isto na verdade imaginando fazer o mesmo com seus familiares.
Sua mãe após a separação o maltratava, trancando-o sempre no porão. Edmund fora rejeitado também pelo pai, econsiderava que os avós paternos não lhe tratavam tão bem quanto gostaria. Tal demonstra o quão traumatizante foi o crescimento dessa criança, o que se adequa a psicologia-evolutiva, doutrina para a qual o valor traumatizante das primeiras experiências infantis na adoção das normas ou estilos de vida ulteriores influenciam em muito o caráter do futuro adulto. E questiona até que ponto é correta ou nãoa afirmação de Comte, segundo a qual “os mortos mandam”. Querendo com isso destacar a forte influência que os pais exercem sobre o caráter dos filhos.
Na juventude (a idade dos contrastes, do desequilíbrio emocional), já morando com os avôs, num estopim de emoção e agressividade, após su avô lhe contrariar, Edmund a matou. Extravasando assim, todas as vontades que a muito vinha reprimindo. Paranão ser descoberto, matou também seu avô.
O complexo de Édipo mal resolvido que Edmund tinha pela sua mãe lhe trouxe consequências graves, vez que, a mãe não foi capaz de quebrar tal complexo, não se impodo perante seu filho, tornando-se, outrossim, opressora e controladora, massacrando-o psicologicamente.
Em decorrência desse complexo de Édipo mal resolvido, e apesar de a mãe de Edmund não lheamar como ele gostaria, este a via como uma válvula de escape, um pessoa com quem pudesse contar, um apoio nas horas necessárias.
Então, quando cometeu seu primeiro crime, ao assassinar seus avós, a pessoa que ele procurou para lhe ajudar foi a mãe. E esta lhe aconselhou a se entregar para a polícia, ao que Edmund atendeu. Sendo, após avaliação psiquiátrica, diagnosticado com esquizofrêniaparanóide, ficando, portanto, internado para acompanhamento médico.
Fora constatado também nessa avaliação psiquiátrica o elevado QI de que Edmund era detentor. O que lhe proporcionou meios de, aos 21 anos de idade, conseguir sua libertação, vez que memorizou os testes psicológicos, dando aos médicos as respostas que lhes aprouviam. A partir daqui, Edmund começa verdadeira e deliberadamente sua vida decrimes.
Os médicos perceberam durante o tratamento que o transtorno sofrido por Edmund era resultado da relação conturbada que tinha com a mãe. Por isso fora solto, sob o conselho de não voltar ao convívio dela. Contudo, Edmund não conseguia ficar longe da mãe, pois via nela um ser perfeito, sentia por ela uma atração muito forte. Por isso, logo ao sair da clínica, foi morar com a mãe.
Elesbrigavam e discutiam muito e de forma exaltada. E como Edmund se encontrava na fase de negação do desejo, acabava não lhe fazendo nenhum mal. A fase da negação é aquela em que o indivíduo simplesmente cria objeções ao fundamento do desejo, até se convencer de que seu desejo desapareceu. Esta é a forma mais simples, mas também a mais inecifiente de afastar uma vontade inapropriada.
Como forma de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTUDO DE CASO: “CASO PINHEIRINHO”
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • estudo de caso
  • Estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!