Estudante

Páginas: 3 (558 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

A cultura diz respeito a uma capacidade comum a toda a humanidade, por isso é compartilhada, formulada e transformada por um determinado grupo social. Cada ser humano vive e ageconforme um código simbólico. A cultura dinâmica se transforma através da historia, e tem uma relação com o tempo. Por mais que busque reproduzir a tradição e as leis, temos que confrontá-las com as novasnormas impostas pela vida, não é possível uma reprodução plena, pois não conseguiríamos reproduzir um momento sem ter um contexto igual ao acontecido.
Os índios como qualquer outro ser humano vive deacordo com a sua cultura, com a existência de uma maneira natural, instintiva ou inata de interagir com o meio ambiente.Atualmente é de grande valia os estudos e os debates com relação ao cenáriopolítico, econômico e social das comunidades indígenas com as demais comunidades.
A diversidade cultural é ampla e rica, pois a diferença entre as culturas indígenas e a nossa sociedade, é um leque deriqueza para estudo. Além da nossa sociedade brasileira temos as outras sociedades como: moderna, envolvente, complexa, ocidental, primitivas, tribais e simples, mas vemos muitas das vezes a comparaçãoentre as diversas sociedades com certo grau de preconceito. Na sociedade indígena visualizamos também este preconceito quando escutamos o termo: ”Homens brancos”.
O conceito de cultura onde temos umconjunto de símbolos utilizados pelos indivíduos que fazem parte dela, determina o grupo social, permitindo atribuir sentido ao mundo em que vivem e às suas ações. O pensamento simbólico é umcatalisador das diferenças cultural sendo a base de qualquer pensamento.
O código simbólico que chamamos de cultura, permeia todos os momentos de nossa vida.
Muita gente pensa que sociedades que não possuemescritas, não possuem leis, mas as pinturas corporais, os desenhos que adornam as casas, os utensílios de uso diário e os símbolos são formas de “escrita”, ocasionando a comunicação entre as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!