Estudante

Páginas: 3 (604 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1 introdução
O Fagerström Test for Nicotine Dependence (FTND, Teste de Fagerström para Dependência de Nicotina) tem o intuito de medir o grau de dependência nicotina através de um questionário efoi amplamente utilizado em diversos países e para isso teve que se submeter a analises psicométricas para garantir aspectos como: fidedignidade e validade. Por fidedignidade, podemos entender comosendo a característica que o instrumento deve possuir de medir sem erros. Ou seja, medindo indivíduos na mesma ocasião ou em diferente, que produzam resultados idênticos. Já a validade diz respeito aoaspecto da medida ser congruente com a propriedade medida dos objetos e não com a exatidão com que a mensuração, que descreve esta propriedade do objeto, é feita.


2
A respeito da fidedignidade doteste, que refere-se a precisão do teste e avalia aspectos como sua estabilidade temporal homogeneidade dos itens e generalidade de amostragem dos itens.
A estabilidade temporal foi analisadautilizando o método Teste-reteste onde o teste e reaplicado da mesma forma após um intervalo de tempo. Os coeficientes de correlação obtidos tiverem uma media aceitável sendo superior a outros testes quetinham o mesmo objetivo, os intervalos testados variaram de uma semana à 7 meses.
O coeficiente alfa de Cronbach onde o teste é dividido em vários subtestes e é calculado a partir da variância de cadasubteste e a variância total. Foi utilizado para medir a consistência interna do teste variando de 0,55 a 0,74 caracterizando um grau de consistência moderado, sendo superior do que alguns testes como oFTQ (Fagerström Tolerance Questionnaire) e inferior do que outros que mediam a mesma característica como o MNWS (Minnesota Nicotine Withdrawal Scale)
Um exemplo dos possíveis problemas quecontribuíram para o valor moderado do coeficiente seria de que alguns itens não acrescentavam informações relevantes em relação ao objeto de estudo
















3
Sobre a validade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!