estudante

Páginas: 16 (3806 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
 a) Fundição - Um Bom Começo
No vídeo é explicado que o processo de fundição é responsável pela fabricação de peças metálicas por meio do derramamento de metal líquido em um molde. O molde tem a forma da peça final que se deseja fabricar.
Esse processo possui limitações mínimas quanto à complexidade da peça, à forma e às medidas quando comparado com outros processos de fabricação. Éimportante porém que se utilize ligas com temperatura de fusão e fluidez específicas.
Após comentar um pouco sobre a história do processo de fundição, o vídeo fala sobre vantagens da fundição em comparação com outros processos. Alguns exemplos são: a não necessidade de produtos semi prontos, o fato desse processo poder ser bastante automatizado, e a possibilidade de produzir peças com uma grande faixade tamanhos.
O modelo para o processo pode ser feito de madeira, aço, resina plástica, alumínio ou isopor, dependendo do tipo de peça que se queira fabricar. No caso específico do isopor, só se pode fabricar uma peça por molde, já que ele é queimado durante o processo de fabricação. O macho, por sua vez, geralmente é feito de areia socada. O molde é feito comumente de uma mistura refratária,composta de areia e aglomerante.
Utiliza-se o macho quando se quer fabricar um peça com furos; o macho ocupa o espaço do furo na peça, impedindo o metal líquido se depositar aonde o macho se encontra. O modelo da peça é colocado dentro de uma caixa de areia. A impressão que o modelo deixa nessa caixa de areia é o molde da peça, um negativo dela. Nesse molde será vazado o metal líquido, que aoocupar o espaço vazio na areia do molde e se solidificar, forma a peça.
O vídeo explica em seguida a parte de acabamento das peças, na qual ocorre a rebarbação de eventuais defeitos e a retirada dos canais de alimentação e alimentadores. Apesar do vídeo não comentar, sabemos que também é comum a usinagem das peças, para que fiquem com o acabamento desejado.

b) Fundição em areia:
O segundovídeo começa explicando que existem dois tipos principais de fundição: fundição com molde metálico e fundição com molde de areia mas enfoca, posteriormente, nesse segundo tipo.
O molde é uma caixa de madeira na qual é colocada o modelo e areia socada. Este modelo já vem coberto por um material desmoldante, utilizado para evitar a aderência excessiva com a areia do molde. Isso é importante para que omolde mantenha sua forma quando o modelo for retirado de dentro dele. O molde é composto por duas caixas: a caixa tampa e caixa fundo.
É aberto na caixa tampa o canal de alimentação, onde será vazado o metal líquido. Após a retirada do modelo de dentro do molde, são colocados os machos. O molde é fechado e o metal líquido é vazado. Quando ele termina de resfriar dentro do molde, o conjunto élevado para a desmoldagem. Nessa etapa a caixa do molde é removida assim como a areia. A peça é então lavada e levada para um campo de resfriamento. Depois do campo de resfriamento a peça é transferida para a rebarbação.
Para suportar a pressão do metal líquido, um molde precisa ter boa resistência mecânica. Precisa também suportar a ação erosiva do próprio metal. É interessante que ele produzao mínimo de gás durante o resfriamento do metal. Ele precisa também ser relativamente permeável para permitir a saída dos gases. Deve permitir a contração do metal, e possuir uma refratariedade tal que possibilite resistir a altas temperaturas.
No processo de fundição com molde de areia verde, é utilizado uma mistura de sílica, argila e água. Essa mistura plástica, utilizada ainda úmida, quandopronta para o molde, possui muitas vantagens. Além de ser mais barata, permite a rápida reutilização das caixas de moldagem. Garante também uma boa estabilidade dimensional, o que diminui a possibilidade de trincas na peça. Uma grande desvantagem porém, é quando esse tipo de fundição é usado para fabricar peças muito grandes. Uma vez que o controle da areia é muito crítico, há uma grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!