Estudante

Páginas: 3 (506 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Exercício 2(Avaliação N1)
Elaborar uma dissertação crítica que discuta as seguintes questões sugeridas pelo filme (Ponto de Mutação)


A ciência sempre teve um importante papel dentro da sociedade, na produção edivulgação de conhecimento e na investigação do mundo ao nosso redor, tendo como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida. Porém muitos fatores influenciam nessa produção de conhecimento, ou seja,o conteúdo científico produzido sofre influência de todos os setores da sociedade, já que é uma atividade humana, e produzida por pessoas que exercem ou sofrem tais influências, como valoresindividuais, econômicos e políticos, sociais e culturais. Fazendo com que a produção científica seja condicionada a valores impostos pela sociedade em questão, como por exemplo, na tomada de decisões sobrequais áreas receberão mais investimentos e atenção.

Por isso é impossível se falar em uma ciência totalmente neutra, já que o homem, seu produtor, também não é neutro, e leva sempre consigo fatoressocialmente adquiridos, fatores estes, que influencia suas tomadas de decisões, e também a prioridade de cada objeto de pesquisa, e consequentemente o resultado obtido. A racionalidade, portanto, estásujeita a fatores socialmente determinados, onde, cada indivíduo cria seus valores e concepções.

A ciência e a tecnologia sempre estiveram relacionadas, sendo uma, fruto da outra, onde a tecnologiapode ser entendida como a união entre a ciência e a técnica e a ciência sofre avanços graças aos recursos oferecidos pela tecnologia. A ciência é feita por seres humanos e para os seres humanos. Asquestões científicas devem ser observadas por um contexto histórico, tendo lugar no tempo e espaço.

Dentro do espaço científico temos muitas disputas e controvérsias que ajuda no desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!