Cobyt

Páginas: 13 (3076 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
1. Introdução
Hoje, os departamentos de TI das organizações têm a necessidade de uma abordagem de melhores práticas, que são muito parecidas e oferecem soluções semelhantes para os vários problemas de uma organização, mas em muitos casos, não está claro como seguir ou aplicar cada uma delas em conjunto com outras ferramentas, tornando a utilização destas melhores práticas complexa.
A intençãocom este trabalho é fornecer uma visão da ferramenta de gestão COBIT (Control Objectives for Information and Related Tecnology), sua prática e processos para a gestão, auditoria e controle do ciclo de vida dos Serviços de TI,
Um aspecto importante a considerar, antes de partir para a explicação do COBIT, é ter conhecimento sobre o funcionamento da empresa onde se pretende utilizá-las, de formaque se possam gerar oportunidades de melhoria, resultando em ganhos reais para o negócio.

2. A Segurança da Informação

A segurança da informação é uma das pedras angulares da Sociedade da Informação. Integridade das transações financeiras, prestação de contas para assinaturas eletrônicas, a confidencialidade dentro de uma empresa virtual, privacidade da informação pessoal, dependência eminfraestrutura crítica, tudo depende da disponibilidade de mecanismos de segurança fortes e confiáveis. Garantir a disponibilidade desses mecanismos requer a solução de vários problemas substanciais de pesquisa e desenvolvimento.
O objetivo da governança da segurança da informação é assegurar que as empresas estão ativamente monitorando e implementando controles adequados para suportar seus negóciosem uma relação custo-eficácia, enquanto gerenciam a evolução de riscos. Como tal, a governança da segurança da informação tem seu próprio conjunto de necessidades, desafios, atividades e tipos de estruturas possíveis, além de uma função decisiva na identificação dos principais papéis e responsabilidades, que influencia no desenvolvimento de políticas, supervisão e acompanhamento de atividades emcurso.

3. A Governança de TI

As necessidades de governança de TI originaram-se das demandas de controle, transparência e previsibilidade das organizações. As origens destas demandas datam do começo dos anos 90, quando as questões relativas à qualidade ganharam uma enorme importância no cenário mundial. O crescimento exuberante da economia mundial prevaleceu apesar da forte demanda pormelhores mecanismos de controle e acompanhamento de resultados, por consequência, o processo de maturidade da governança nas empresas acabou sendo adiado por alguns anos. (MANSUR, 2007, p. 5).
Segundo (ISACA, 2007, p.14), a governança de TI é definida como uma estrutura de relacionamentos e processos para direcionar e controlar o processo de alcançar os objetivos de negócio, adicionando valor ebalanceando riscos sobre os investimentos em TI e seus processos.
A governança de TI é de responsabilidade dos executivos e conselho diretor, e consiste da liderança, estruturas organizacionais e processos para garantir que as iniciativas de TI da organização sustentam e estendem as estratégias e objetivos de negócio, através do balanceamento entre os objetivos de conformidade e desempenho, conduzidopelos executivos.

4. O COBIT

Existem diversos Frameworks que visam auxiliar na Gestão de Serviços e Governança de TI, dentre os quais destacam-se o ITIL para Gestão de Serviços, COBIT para Auditoria e Controle e ISO 27002 para Gestão de Segurança da Informação.
A utilização destes Frameworks em conjunto norteiam os responsáveis pelo processo de governança na implementação das melhorespráticas difundidas internacionalmente, de forma que os objetivos organizacionais possam ser atendidos.
Nesse trabalho será apresentado um Framework de melhores práticas para governança de TI, o COBIT.
O COBIT permite aos executivos de negócios entenderem melhor como dirigir e gerenciar o uso da TI da empresa e os princípios de boas práticas que devem esperar de fornecedores de TI. O COBIT fornece...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!