estruturalismos

Páginas: 11 (2682 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2014
ESTRUTURALISMO
O Principal Representantes dessa escola foi Titchener .
O estruturalismo estuda a consciência por meio da introspecção.
Para Titchener o objeto de estudo da psicologia eram os elementos da consciência. Os elementos básicos da consciência eram divididos em: estados de sensação (visão, olfato, tato e audição); imagens (ideias) e estados afetivos. Para ele, a mente e a consciênciaeram realidades semelhantes, mas a consciência dizia respeito ao processos mentais que ocorriam no momento, já a mente envolvia o acúmulo de todos os processos mentais.
O método para estudar a consciência era a introspecção/ introspeccionismo. A introspecção devia ser isenta de subjetividade ou impressão, assim, o observador não deveria ter atenção subjetiva, devendo ter apenas observaçãoracional, portanto, na introspecção devia-se observar o fato em si de forma mecanizada e relatar de forma precisa a experiência pela qual passava. Ressalto que a desconsideração dos aspectos subjetivos revela que Titchener não se interessava pelas diferenças individuais, pela singularidade.
O estruturalismo contribui para que a psicologia se tornasse uma ciência. Outra contribuição é que, com base nosexperimentos em laboratório, foi aberto o campo de pesquisa experimental e os psicólogos foram inseridos em laboratórios.

FUNCIONALISMO
O Principal Representante dessa escola foi William James.
William James estudou a consciência e o seu funcionamento, foi além do que é a consciência, buscando compreender para que ela serve. Segundo ele, a consciência servia para o homem adaptar-se ao meio -esse teórico considera que a adaptação do ser humano caminha entre uma adaptação vital e uma adaptação psicológica ao meio (a adaptação psicológica ao meio implica consciência: a consciência, devido a um impulso de sobrevivência, conhece o que deve ser feito diante de um problema e busca soluções).
William James ressaltava a importância do pragmatismo: é verdadeiro o que é útil, o que temutilidade prática. No que diz respeito ao ser humano ele seria útil se conseguisse se adaptar ao meio, então, para saber quais os sujeitos mais aptos foram desenvolvidos e aplicados testes. Essa teoria deixa claro que quem se adapta mais ao meio tem mais chance de sobrevivência.
O funcionalismo estimulou o desenvolvimento de pesquisas experimentais na aprendizagem humana e estimulou o desenvolvimentode testes mentais. Permitiu também o estudo da utilidade da consciência, da sua função para o homem, assim, passa-se a estudar a sua função e não apenas a sua estrutura. Essa escola exerceu influência sobre Dewey e a Escola Nova.

ASSOCIACIONISMO
O Principal Representantes dessa escola foi Thorndike
O associacionismo compreendia a mente como um complexo de ideias relacionadas entre si pelaforça da associação que existe entre elas. Portanto, a aprendizagem também se dá pela associação de ideias (das mais simples as mais complexas)
Thorndike interessou-se em investigar a aprendizagem, mas como não admitia qualquer referência à consciência ou aos processos mentais não interpretava a aprendizagem do ponto de vista subjetivo, mas como estímulo – resposta.
Não acredita que a consciênciaseleciona melhores respostas para a resolução de um problema, mas acredita que as respostas para a situação-problema são selecionadas pelos seus efeitos, pensando assim, a aprendizagem ocorria porque as respostas seria selecionadas pelos seus efeitos.
Assim, Thorndike substituiu a consciência pelo acaso ou pelo conjunto casual de respostas selecionadas por seus efeitos, surgindo a Lei do Efeito,segundo essa lei um comportamento (a aprendizagem) tende a se repetir se for recompensado; e tende a não se repetir se o sujeito for castigado. Isso abriu espaço para o surgimento do Behaviorismo.
Esse teórico formulou a primeira teoria de aprendizagem da Psicologia, contribuindo para o desenvolvimento educacional da psicologia. Outra contribuiçõa é que abriu espaço para o surgimento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estruturalismo
  • estruturalismo
  • Estruturalismo
  • Estruturalismo
  • Estruturalismo
  • Estruturalismo
  • estruturalismo
  • Estruturalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!