Biomedicina

Páginas: 18 (4394 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2014
Epidemiologia

1 - Box Jellyfish
É encontrada principalmente no Oceano do Norte da Austrália e Costa Sul de Queensland. Devido à sua aparência transparente, é difícil identificá-la na água. As toxinas agem diretamente no coração e células nervosas da pele. Sua picada é tão poderosa, que uma vítima pode morrer de choque, afogamento ou insuficiência cardíaca, muitas vezes antes mesmo de chegarà costa.
Aranha Armadeira
A Armadeira, aranha muito comum em todo o território brasileiro, também é conhecida como Aranha de Bananeira. Ela o record mundial de mortes humanas causadas por sua picada. Ela também listou seu nome no Guinness Book, em 2007 como o animal mais venenoso do mundo. Seu veneno contém alto percentual de serotonina e neurotoxinas, o suficiente para matar um ser humano comapenas uma picada .
King Cobra
A Cobra Rei é a cobra venenosa mais longa do mundo. Pode chegar a 5.65 metros de comprimento. Uma característica singular desta cobra é que ela come outras cobras.
Uma mordida desta serpente é tão venenosa que pode matar um ser humano rapidamente, e apenas 7 mililitros de veneno de uma cobra rei pode matar um elefante adulto em apenas 3 horas.
É encontradaprincipalmente em florestas altamente densas, principalmente na região Sul e Sudeste da Ásia .

2- Este trabalho objetiva avaliar os aspectos epidemiológicos dos atendimentos anti-rábicos humanos no ano de 2010 na cidade de Montes Claros/MG. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter descritivo com abordagem quantitativa. Este estudo foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde dacidade de Montes Claros no setor de Vigilância Epidemiológica através do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) – que fora acessado pela mesma Instituição e, conseguinte, tabulados na mesma. Foram analisadas 1925 fichas de atendimento anti-rábico, sendo essas ocorridas entre 01 de Janeiro de 2010 a 31 de Dezembro de 2010. Resultados: Dentre 1925 atendimentos anti-rábicosrealizados em Montes Claros/MG no ano de 2010, a população mais acometida compreendeu uma faixa etária de 20 a 34 anos de idade, com 354 atendimentos (18,38%), seguidos das crianças de 05 e 09 anos, com 304 casos (15,79%). Em se tratando do sexo, a aplicação da vacina foi mais freqüente nos homens, totalizando 1069 atendimentos (55,53%). Considerando o período de notificação, a maior parte dos eventosrábicos foi notificada no mês de janeiro com 196 casos notificados (10,18%), seguido do mês de setembro, com 187 casos notificados (9,7%).

3 - O botulismo é uma doença rara, porém grave, causada pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria pode entrar no organismo através de machucados ou podem viver em alimentos enlatados ou preservados inadequadamente.
A bactéria Clostridium botulinum éencontrada no solo e em água não tratada em todo o mundo. Ela produz esporos que sobrevivem em alimentos preservados ou enlatados de forma inadequada, onde produzem a toxina. Ao ser ingerida, mesmo quantidades mínimas dessa toxina podem causar envenenamento grave.

4 - Um carbúnculo é uma infecção da pele que com frequência envolve um grupo de folículos capilares. O material infeccionado forma umaprotuberância, que se instala profundamente na pele e pode conter pus.Quando você possui mais de um carbúnculo, a doença é chamada de carbunculose.
A maioria dos carbúnculos é causada pela bactéria estafilococos aureus. A infecção é contagiosa e pode espalhar-se para outras regiões do corpo.

5 - Cólera é uma infecção do intestino delgado que provoca grande quantidade de diarreia aquosa. Cóleraé causada pela bactéria Vibrião colérico (Vibrio cholerae). A bactéria libera uma toxina que provoca maior liberação de água das células nos intestinos o que produz diarreia grave.
Cólera ocorre em locais com saneamento deficiente, aglomeração, guerra e fome. Locais comuns para cólera incluem:
África
Ásia
Índia
México
América do Sul e Central
As pessoas são infectadas ao comer alimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biomedicina
  • Biomedicina
  • Biomedicina
  • Biomedicina
  • biomedicina
  • biomedicina
  • Biomedicina
  • Biomedicina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!