ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Páginas: 6 (1387 palavras) Publicado: 10 de maio de 2015










































































1 INTRODUÇÃO
No Seguinte estudo apresentarei, as estruturas de mercado apresentadas no texto, uma explicação mais detalhada da estrutura de mercado Oligopólio, e qual estrutura de mercado se encaixa melhor no setor supermercadistas do Rio Grande do Sul. Em seguida apresentarei os conceitos estatísticos frequentementeaplicados a gestão empresarial, Medidas Descritivas, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão, Técnicas de amostragem Probabilística, Número-Índices e Deflação de dados, alguns com seus respectivos exemplos. E um resumo da tendência do capitalista em sua atual fase, de se tornar monopolista e quais são as implicações sociais desta tendência.



2 DESENVOLVIMENTO
Microeconomia e MacroeconomiaAs estruturas de mercado que são apresentadas no texto são as Oligopólio forte quando as quatro maiores firmas do mercado possuem mais de 60% da parcela de mercado, e Oligopólio fraco quando a parcela de mercado não for maior que 40%. Referente a estrutura de mercado, são considerados fatores como a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores ecompradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidade de demanda e economias de escala de produção.
O Oligopólio é um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas: oligopólio concentrado e oligopólio competitivo, devido a existência de empresas dominantes, elas tem o poder de determinar preços de vendas, no oligopólio podemos encontrarduas formas de atuação das empresas: concorrem entre si em preços e promoções ou formam cartéis. No oligopólio os clientes tem baixo poder de alteração dos preços.
O setor de supermercado gaúcho enquadra melhor na estrutura de mercado Oligopólio fraco, onde as grandes redes supermercadistas conseguem exercer o poder de mercado que detêm.

Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial
a)Medidas Descritivas
É um ramo da estatísticas que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados, seus objetivos são organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população à tornando independente.

I. Medidas de Tendência Central.
É um valor central ou valor típico para uma distribuição de probabilidade é chamada como Média ou apenas Centro deDistribuição. As medidas de tendência central mais comuns são a Média Aritmética, Mediana e Moda

Média Aritmética é a soma de todas as medições divididas pelo número de observações no conjunto de dados.

Exemplo: Determinando a média do seguinte conjunto de dados (7,8,9,10,11).
m.a.= 7+8+9+10+11 / 5 = 45/5 = 9

Mediana é o valor do meio que separa a metade maior da metade menor no conjunto dedados.

Exemplo: calcule a mediana do seguinte conjunto de dados (21,24,23,20,22).
Mediana = (20,21,22,23,24) a mediana é 22 por ser o elemento central.

Moda é o valor que aparece com mais frequência com mais frequência no conjunto de dados.

Exemplo: Calcule a Moda do seguinte conjunto de dados (11,12,13,14,14,14,15).
A moda é igual a 14 pois é o valor com mais frequência (11,12,13,14,14,14,15).II. Medidas de Dispersão.
São para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descrevem então o quanto os dados distam do valor central, servem também para avaliar qual o grau de representação da média. Exemplos comuns de medidas de dispersão são a variância, o desvio padrão e coeficiente de variação.

Variância tem o objetivo de analisar o grau de variabilidade de determinadas situações, com elapodemos perceber desempenhos iguais, muitos próximos ou muito distantes, a variância determina de forma mais especifica as possíveis variações, no intuito de não comprometer os resultados da análise.

Desvio padrão é a medida mais comum dispersão estatística, ele mostra o quanto de variação ou dispersão existe em relação à média, um baixo desvio padrão indica que os dados estão mais próximos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura De Mercado Do Setor Supermercadista
  • Estrutura de mercado do setor supermercadista
  • estrutura de mercado do setor supermercadista
  • ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
  • estrutura de mercado do setor supermercadista
  • Estrutura de mercado do setor supermercadista
  • ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
  • Estrutura de mercado do setor supermercadista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!