estimulalçao eletrica

459 palavras 2 páginas
Estimulação Elétrica Funcional - FES

A Estimulação Elétrica Funcional (FES) é utilizada para produzir contrações em grupos musculares que desencadeiam movimentos e atividades da vida diária no momento e forma que o paciente desejar, tais como: ficar em ortostase, deambular, coordenar movimentos dificultados pela espasticidade, trocar a postura, etc. Estimula a musculatura desprovida de controle motor ou com insuficiência contrátil ou postural, com o objetivo de produzir um movimento funcional e utilizável e/ou substituir uma órtese convencional.
Pode ser definida como uma ativação nervosa controlada por meio da aplicação de uma corrente de baixa freqüência que produz respostas em determinados músculos paralisados.
A FES é utilizada como uma modalidade de eletroterapia aplicada em músculos plégicos ou paréticos decorrentes de lesão do neurônio motor superior, com a finalidade de executar movimentos funcionais. Portanto, a estimulação elétrica funcional é realizada no neurônio motor inferior intacto.
A FES é indicada na espasticidade leve a moderada, independente do tempo de lesão, com melhores resultados nas lesões corticais. Na lesão medular os melhores resultados são observados nas lesões incompletas.
A estimulação elétrica funcional permite a entrada seletiva e repetida da fibra aferente até o sistema nervoso central, ativando não só a musculatura local, mas também mecanismos reflexos necessários à reorganização da atividade motora. Além disso, o estímulo elétrico diminui o tônus do grupo muscular antagonista, pelo mecanismo de inibição recíproca.
Muitos autores têm relatado que a estimulação elétrica funcional de um músculo aumenta sua força, diminui a espasticidade da musculatura antagonista e aumenta as amplitudes dos movimentos articulares.
Foi avaliada, através de eletromiografia de superfície, a dorsiflexão de pacientes hemiparéticos que utilizaram estimulação elétrica nos dorsiflexores e observaram melhora deste movimento em 100% dos pacientes.

Relacionados