Estilo gotico

Páginas: 7 (1735 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
[pic]
ARTE GÓTICA


O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais.
A partir do século XII a França conheceu transformações importantes, caracterizadas pelo desenvolvimento comercial e urbano e pela centralização política, elementos que marcam o início da crise do sistema feudal.
AArte Gótica reflete o desenvolvimento das cidades. Período da arte de estilo gótico estendeu-se por 400 anos (de mais ou menos 1.100 até 1.500). Deve-se entender o desenvolvimento da época ainda preso à religiosidade, tendo Deus como elemento supremo.
Dessa maneira percebe-se uma renovação das formas, caracterizada pela verticalidade e por maior exatidão em seus traços, porém com oobjetivo de expressar a harmonia divina.
O termo Gótico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Média como a idade das trevas, época de bárbaros, e como para eles os godos eram o povo bárbaro mais conhecido, utilizaram a expressão gótica para designar o que até então chamava-se "Arte Francesa ".
Em 476, com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, tem início operíodo histórico conhecido por Idade Média. Na Idade Média a arte tem suas raízes na época conhecida como Paleocristã, trazendo modificações no comportamento humano, com o Cristianismo a arte se voltou para a valorização do espírito.
Os valores da religião cristã vão impregnar todos os aspectos da vida medieval. A concepção de mundo dominada pela figura de Deus proposto pelo cristianismo échamada de teocentrismo (teos = Deus). Deus é o centro do universo e a medida de todas as coisas.
A igreja como representante de Deus na Terra, tinha poderes ilimitados.
No século XII, entre os anos 1150 e 1500, tem início uma economia fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para a cidade e apareça a burguesia urbana.
No começo doséculo XII, a arquitetura predominante ainda é a romântica, mas já começaram a aparecer as primeiras mudanças que conduziram a uma revolução profunda na arte de projetar e construir grandes edifícios.
A divisão da arte gótica dá-se em 3 períodos:

➢ I Período:

século XII, 1140 a 1190 chamado período de transição ou gótico primitivo. Ainda pouco elevado, o arco ogival ou quebradoé usado juntamente com o arco romântico.
Ensaia-se o verticalismo procurando romper-se, ainda que com hesitação, com o horizontalismo do estilo românico. As fachadas das igrejas e das catedrais passam a ser enriquecidas com esculturas decorativas.
A rosácea predomina mais parede que vitral. “O círculo - entre todas as figuras - e o movimento circular - entre todos os movimentos – sãosoberanamente perfeitos porque neles se verifica o retorno aos princípios” (St. Tomas – Suma Contra Gentis, II, 46-1).
• Portais quase em arco românico
• Preponderância de espaços cheios sobre vazios
• Colunas e pilastras grossas
• Arcobotantes curtos e grossos
• Divisão da fachada por pilastras
[pic]➢ II Período:


século XIII, 1190 a 1350, chamado gótico lanceolado. O arco ogival torna-se bastante elevado, sendo formado por um triângulo agudo. Acentua-se o verticalismo com o aperfeiçoamento e o uso constante da divisão da abóbada.
Generaliza-se o uso do vitral (o cinema do crente daquela época) e as fachadas assumem maior decorativismo e suntuosidade.
É a época daconstrução das grandes catedrais que surgem por toda a Europa, tais como a Notre Damme de Paris, a Catedral de Chartres e a Catedral de Milão.
A rosácea Radiante. “Una e simples no seu princípio a luz divina se divide e se diversifica na medida em que as criaturas intelectuais se afastam como linhas de um centro” (St. Tomas, Summa Teologiae I,89,1)
• Ogivas lanceadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estilo Gótico
  • Estilo gótico
  • Estilo gotico
  • O estilo Gotico
  • estilo gótico
  • Estilo gótico
  • Estilo gótico
  • Estilo Gótico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!