Esteatose hepática

Páginas: 4 (846 palavras) Publicado: 2 de fevereiro de 2014
Esteatose hepática
A esteatose hepática, ou doença do fígado gorduroso, ocorre devido ao acúmulo excessivo de lipídios (gordura) nos hepatócitos (células do fígado).
Esse acúmulo é a maneira maiscomum que o fígado responde a uma agressão ao seu funcionamento. Para a maioria das pessoas a doença não causa sinais ou sintomas.
Em países que a obesidade tem se tornado um problema de saúdepública, a esteatose hepática afeta aproximadamente 25% da população. A esteatose é muito comum em pacientes com sobrepeso acima dos 30 anos de idade. O fígado é invadido por uma quantidade excessiva degordura e o tecido hepático saudável é parcialmente substituído por áreas não-saudáveis de gordura. Nesses fígados, as células e os espaços do fígado são preenchidos por gordura, resultando em um fígadoaumentado de volume e mais pesado.
Apesar de existirem múltiplas causas, a esteatose pode ser considerada uma doença que acomete aqueles com ingesta alcoólica excessiva e/ou que são obesos, sendoesses últimos resistentes ou não à insulina.
A esteatose pode ter algumas divisões, esses são alguns termos técnicos comumente utilizados:
- Esteatose hepática não-alcoólica (ENA): quando a esteatosenão tem o álcool como causa.
- Esteatose alcoólica: tem o álcool como principal fator agressor;
- Esteatohepatite: quando além do acúmulo de gordura, a doença causa uma inflamação do fígado, podendoser causado ou não pelo álcool.
Quais são as causas de esteatose hepática?
- Causas químicas: drogas ou componentes químicos que podem causar a esteatose incluem o álcool, tetraciclinas, cortisona,fósforo e tetracloreto de carbono. Dos componentes citados, o álcool é com certeza o mais agressivo quando falamos sobre a esteatose. Inflamação frequentemente acompanha a exposição a essas toxinas e éresponsável pelos sintomas associados de febre, cansaço e icterícia.
- Causas nutricionais: o acúmulo de gordura pode ser decorrente de jejum prolongado, desnutrição proteica, obesidade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esteatose Hepática
  • Esteatose Hepática
  • Esteatose hepatica
  • Esteatose Hepatica
  • Esteatose Hepatica
  • esteatose hepatica
  • Esteatose hepatica
  • Esteatose hepática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!