estatistica

Páginas: 5 (1235 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014



Alexsandro Nascimento Machado
Fabiana Morais dos Santos





Conseqüências da inflação, taxa de câmbio social e conjuntura inflacionária atual do Brasil












Salvador, BA
2014



Conseqüências da inflação, taxa de câmbio social e conjuntura inflacionária atual do Brasil



Alexsandro Nascimento Machado
Fabiana Morais dos Santos



Trabalhoapresentado ao Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), como requisito de avaliação da disciplina de Conjuntura Econômica e Mercado, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 2014.1, turma 1BM, sala 904, sob orientação do Professor Ventura Lima.






Salvador, BA
2014

1. Conseqüências da inflação para a sociedade e para o mercado
A inflação alta é prejudicial para aeconomia de um país. Quando alta ou fora de controle, pode gerar diversos problemas e distorções econômicas. Taxas de inflação alta são aquelas que ficam acima de 6% ao ano.
As principais conseqüências da inflação alta para a economia e para o mercado são:
Desvalorização da moeda do país.
Com a inflação elevada, a moeda vai perdendo seu valor com o passar do tempo e os consumidores(trabalhadores) que não têm reajustes constantes não conseguem comprar os mesmos produtos com o mesmo valor usado anteriormente. Os preços dos produtos sofrem reajustes constantemente. Uma inflação de 50% ao mês (hiperinflação), por exemplo, corrói pela metade o salário dos trabalhadores.
Alta do dólar e aumento dos preços dos importados.
Outro problema é que enquanto a moeda do país se desvaloriza, asoutras (principalmente o dólar) faz o movimento inverso. Se este país com inflação elevada é muito dependente de importações, os produtos importados aumentam de preço, fato que alimenta ainda mais da inflação.
Diminuição dos investimentos no setor produtivo.
Num ambiente de inflação elevada, muitos investidores preferem deixar o dinheiro aplicado em bancos (para que ocorra a correção monetária) doque investir no setor produtivo. Embora dê uma falsa idéia de que o dinheiro está “rendendo” muito, muitas pessoas preferem as aplicações financeiras.
Clima econômico desfavorável.
Um país que sofre a inflação alta é visto no mercado internacional de forma negativa. Os grandes investidores e empresas evitam fazer investimentos produtivos de médio e longo prazos nestes países, pois sabem que ainflação alta é um indicativo de economia com problemas.
Aumento da especulação financeira.
Muitos investidores externos, em busca de rendimentos altos e rápidos, costumam fazer investimentos em países de inflação alta com o objetivo de tirar vantagens das altas taxas de juros. Este capital especulativo é prejudicial para a economia de um país, pois grandes somas de capital podem entrar e sairrapidamente, causando instabilidade no mercado de câmbio.
Elevação da taxa de juros.
Muitos países usam o recurso da elevação da taxa de juros como mecanismo de controlar a inflação. A lógica é simples: com juros elevados o consumo diminui, forçando os preços a caírem. Porém, a alta dos juros desestimula a tomada de financiamentos, prejudicando assim os investimentos internos no setor produtivo, omercado imobiliário e a venda de bens de consumo duráveis (veículos, eletrodomésticos, etc.).
Aumento do desemprego.
Países que não conseguem baixar e controlar a inflação sofrem no longo prazo, com o aumento das taxas de desemprego. Isso acontece, pois ocorre diminuição significativa nos investimentos no setor produtivo.

2. Taxas de câmbio social
É bom lembrar que existe uma relação entreo preço do bem comerciável e a taxa de câmbio e que, partindo da situação de equilíbrio da balança comercial, a taxa de câmbio deve se elevar para permitir a geração do superávit comercial. A essa solução chamamos de câmbio virtual ou social. Em outras palavras, podemos definir também o ótimo nível da política fiscal e cambial para gerar o superávit desejado.
Há uma ampla aceitação entre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estatística
  • Estatistica
  • Estatistica
  • Estatística
  • Estatistica
  • estatistica
  • Estatistica
  • Estatistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!