Ciencias Contabeis

Páginas: 13 (3073 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Peter Senge: As Cinco Disciplinas

Domínio Pessoal

Domínio Pessoal é a expressão que meus colegas e eu usamos para a disciplina do crescimento e aprendizado pessoais... O domínio pessoal vai além da competência e das habilidades, embora baseie-se nelas. Vai além da revelação e da abertura espiritual, embora exija crescimento espiritual. Significa encarar a vida como um trabalho criativo,vivê-la da perspectiva criativa, e não reativa. (SENGE, 2010, p. 179).
[...] Ninguém pode ser forçado a desenvolver seu domínio pessoal... Mesmo assim, muitas tentaram fazer exatamente isso, criando programas internos compulsórios de treinamento em crescimento pessoal. Por mais bem-intencionados que sejam, esses programas provavelmente são a forma mais garantida de impedir a verdadeira disseminaçãodo compromisso com o domínio pessoal em uma organização. O treinamento compulsório, ou programas eletivos para os quais as pessoas se sentem obrigadas a ingressar se quiserem fazer carreira, batem de frente com a liberdade de escolha. (SENGE, 2010, p. 216 e p. 217).
Através da leitura destes conceitos e aqui descritos muito resumidamente entendemos que Senge conceitua domínio pessoal como umacaracterística pertinente ao indivíduo, a capacidade de enxergar a vida sob um ponto de vista criativa e não reativa, a proficiência em realizar e em buscar resultados, não se preocupando com obstáculos. O indivíduo dotado de domínio pessoal deve saber aliar sua criatividade com a capacidade de reconhecer a realidade tal qual ela é, sendo de grande valia saber exatamente o ponto de partida antes detraçar aonde se quer chegar.
Quando torna-se uma disciplina – uma atividade que integramos á nossa vida -, o domínio pessoal incorpora dois movimentos subjacentes. O primeiro é o contínuo esclarecimento do que é importante para nós... O segundo é aprender continuamente como ver a realidade atual com mais clareza... (SENGE, 2010, p. 180).
E como os líderes e as organizações podem trabalhar paraajudar a desenvolver o domínio pessoal de seus colaboradores?
Senge nos da o caminho desta resposta:
Eles podem trabalhar incansavelmente para desenvolver um clima no qual exista a prática cotidiana dos princípios do domínio pessoal. Isso significa criar uma organização na qual seja seguro para as pessoas criarem visões, onde indagação e comprometimento com a verdade sejam a norma, e onde seespere o questionamento do status quo – especialmente quando o status quo incluir aspectos obscuros da realidade atual que as pessoas procuram evitar. (SENGE, 2010, p. 217).
Esse clima organizacional fortalecerá o domínio pessoal de duas formas. Primeiro, reforçará continuamente a idéia de que o crescimento pessoal é realmente valorizado na organização. Segundo, se os indivíduos responderem ao que seoferece, isto proporcionará um treinamento no trabalho que é vital para o desenvolvimento do domínio pessoal. (SENGE, 2010, p. 217).
Analisando o site da empresa, vimos uma informação de que existe uma pesquisa de clima organizacional, entretanto, o clima trata a forma como as pessoas vêem a organização e não como a organização vê o funcionário.
Uma sugestão para medir o domínio pessoal doscolaboradores é trabalhar com a Gestão de Desempenho. A organização em conjunto com o funcionário.

Modelos Mentais

“A organização não é um sistema isolado, é parte de vários e diferentes sistemas integrados”.
“Em uma organização de aprendizagem, os membros consideram a organização um sistema no qual o trabalho de cada pessoa afeta o trabalho de todas”.
O pensamento sistêmico permite ampliar ocenário na mente das pessoas e perceber que o trabalho de uma pessoa independente do cargo ou função afeta todos em uma organização.
Esta disciplina permite analisar e compreender a organização como um sistema, ou seja, é um conjunto de elementos conectados de modo a formar um todo organizado, e permite descrever as inter-relações, ou seja, exprime uma noção recíproca das pessoas com as suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencias contabeis
  • CIENCIAS CONTABEIS
  • ciências contabeis
  • CIENCIAS CONTABEIS
  • Ciencias contabeis
  • Ciencia contabeis
  • Ciencias contabeis
  • Ciencias contabeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!