Estado

Páginas: 14 (3399 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013



1. INTRODUÇÃO

O Estado é uma figura abstrata criada pela sociedade. Também podemos entender que o Estado é uma sociedade política criada pela vontade de unificação e desenvolvimento do homem, com intuito de regulamentar, preservar o interesse público.
O Estado originou-se da vontade de preservação desse interesse ou bem comum, posto que a sociedade natural não detinha os mecanismos(regulamentação) necessários para promover a paz e o bem estar de seus membros. Assim, a única forma de preservação do bem comum foi a delegação de poder a um único centro, o Estado.
O Estado não é reconhecido somente através do seu poder, mas sim de elementos constitutivos, tais como povo, território e a soberania.




2. OBJETIVOS

O trabalho visa esclarecer a origem e o conceito de Estado.A aglutinação de idéias e senso comum originou a sociedade natural e essa sociedade, querendo a eficácia do bem comum, através de regras e organização política formulou a idéia de Estado. Nesse trabalho será esclarecido o conceito de Estado e sua origem, bem como seus elementos formadores e características.







3. CONCEITOS PRELIMINARES: SOCIEDADE

O homem em sua caminhada sobre aterra começou a desejar um bem, um interesse, algo que não lhe pertencia e sim um bem que ultrapassasse as fronteiras particulares, isto é: o bem comum ou público. Com intuito de mantém e preservar esse bem comum o homem começou a procurar meios de garanti-lo e promovê-lo, ou seja, a vida em sociedade traz evidentes benefícios ao homem.
“Numa visão genérica do desenrolar da vida do homem sobre aTerra, desde os tempos mais remotos até nossos dias, verificamos que, à medida que se desenvolveram os meios de controle e aproveitamento da natureza, com a descoberta, a invenção e o aperfeiçoamento de instrumentos de trabalho e de defesa, a sociedade simples foi-se tornando cada vez mais complexa. Grupos foram-se constituindo dentro da sociedade, para executar tarefas específicas, chegando-se a umpluralismo social extremamente complexo”.
Esses meios eram a coordenação de esforços comuns. Essa coordenação somente poderia existir se houve cooperação entre as pessoas, daí a idéia de união com a mesma finalidade, ou seja, o bem comum.
“sociedade é um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes aomesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada. A origem da palavra sociedade vem do latim societas, uma "associação amistosa com outros". Societas é derivado de socius, que significa "companheiro", e assim osignificado de sociedade é intimamente relacionado àquilo que é social. Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuas sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo de cidadãos de um país governados por instituições nacionais que lidam com o bem-estar cívico”.
A união de pessoas formou oschamados grupos sociais, e a aglutinação desses grupos originaram a sociedade. As ligações sociais entre grupos distintos (político, religioso, familiar, trabalhadores etc) buscando a uniformidade de interesses originam a sociedade.
Assim, a sociedade decorre, naturalmente, do homem, pois há uma união moral de pessoas livres e com certa organização (desprovida de normatização jurídica) pararealização de um fim comum.



4. CONCEITO DE ESTADO

São Tomás de Aquino e a doutrina de Santo Agostinho pregavam que o Estado, assim como tudo foi criado por DEUS, ou seja, o Estado não se originava do homem, da sociedade e da ordem social, e sim de uma figura maior que organizou o homem, transformando-o de homem-natural a homem-social.
Contrapondo esse entendimento da origem e formação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O estado
  • estado
  • o estado
  • estado
  • Estado
  • Estado
  • Estado
  • Estado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!