Estado e sociedade civil

Páginas: 8 (1817 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2013
FACULDADE UNIÃO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL









TRABALHO AVALIATIVO








Foz do Iguaçu
Junho de 2012





FACULDADE UNIÃO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL







TRABALHO AVALIATIVO



Trabalho elaborado pelas acadêmicas (a





Foz do Iguaçu
Junho de 2012





INTRODUÇÃO

Os textos têm como objetivo decorrer sobre o Estado esociedade civil a partir da Concepção de Marx e Gramsci, com concepções de enfrentamento na relação antagônica das classes burguesa e proletariado.
As formas de expressão do Estado, da sociedade civil e das políticas sociais brasileiras na contemporaneidade e como o Estado vem trabalhando na questão de explorado e explorador, não mais de forma coercitiva (armada), mas de formas mais sutis onde otrabalhador não percebe que esta sendo cada vez mais explorado.
O processo de (contra) reforma do Estado, o redirecionamento e o desenho das políticas sociais no Brasil a partir do ano de 1990, onde as privatizações dos serviços públicos tomam conta de vários setores, mas principalmente na área da saúde, havendo uma total mercantilização dos serviços.DESENVOLVIMENTO

Estado e sociedade civil a partir da Concepção de Marx e Gramsci / Formas de expressão do Estado, da sociedade civil e das políticas sociais brasileiras na contemporaneidade / Processo de (contra) reforma do Estado, o redirecionamento e o desenho das políticas sociais no Brasil a partir dos anos 1990

Na concepção de Marx a sociedade civil é a mesma coisa que classe burguesa dominantee o proletariado são a classe dominada. A classe dominante é que determina como será feita a produção e a reprodução da vida material e o proletariado entra somente com a força de trabalho. O Estado é um produto da sociedade civil, instrumento de coerção e regularização das formas de trabalho. A todo o momento o Estado é modelado pela sociedade. A sociedade se molda através do processocapitalista de produção e de suas relações de explorado e explorador.
Mesmo com aparência de serviços universais o Estado somente representa a classe dominante, diante deste fato Marx critica o Estado e não o legitima. O Estado para Marx é um Comitê para administrar os negócios coletivos da classe burguesa e uma forma de reprodução das expressões sociais. Para Marx a única forma do proletariado selibertar do Antagonismo de classes é através da tomada do poder político, usando das mesma armas que o Estado usa como forma de repressão, eliminando as contradições de classes e onde todos serão iguais. Marx diz que o estado esta o tempo todo se modificando,ele nunca vai estar pronto e acabado.
A sociedade civil para Gramsci é toda a forma de organização como sindicatos, igrejas, comissões e etc, quese da pela forma de consenso, onde a sociedade se organiza e defende seus interesses, na qual as classes conservam ou conquistam a hegemonia. Este autor pega a linha de pensamento de Marx e amplia a idéia de Estado ampliado que é a junção de sociedade civil e sociedade política. A sociedade civil é composta por aparelhos privados de hegemonia.
Para Gramsci assim como para Marx o Estado é uminstrumento de coerção e dominação da classe subalterna, por onde se conserva os interesses particulares da burguesia. Para este autor a sociedade burguesa esta o tempo todo buscando novas formas mais sofisticadas de coerção onde o proletariado não percebe que esta sendo explorado evitando o conflito armado.
A Reforma no período histórico significava luta pela ampliação dos direitos da classe doproletariado. A partir da década de 90 houve o inicio da Contra-Reforma onde a classe subalterna viu seus diretos conquistados historicamente sendo abolidos pelo Estado.
No Brasil o poder da coerção sempre esteve muito presente na relação de conflito entre Estado e sociedade civil. Esta relação cresceu ainda mais com a Contra-Reforma que invadiu o sistema publico tomando conta das esferas do poder,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estado sociedade civil para marx
  • Estado, mercado e sociedade civil
  • Estado e sociedade civil
  • Estado e Sociedade Civil
  • O estado moderno e a sociedade civil
  • Estado e sociedade civil em Hegel
  • Relação de sociedade civil e o estado
  • Estado e Sociedade Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!