EST GIO III paula corrigido

Páginas: 5 (1055 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015


SUMÁRIO

1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1

3 OBJETIVOS 3

4 METODOLOGIA 3

REFERENCIAS 4

1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O ensino da disciplina de História, os sujeitos, os saberes, as práticas, as experiências didáticas têm grande importância para a vida social, para a construção da democracia e da cidadania.

Segundo Fonseca, 2007, p.11,
Nós – professores, alunos,autores, produtores, formadores, investigadores – ensinamos e aprendemos História sempre, nos diversos espaços. Mas é na educação escolar que, fundamentalmente, produzimos novas maneiras de ler, compreender, escrever, viver e fazer História.

O estágio III será realizado no Colégio Estadual Bento Gonçalves da Silva, na localidade de Cristal/RS, com a turma de 1º ano – D, do Ensino Médio, composta por 21alunos, com idades entre 16 e 20 anos. A referida escola pertence a 5ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Pelotas.


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A História é vida e conhecimento. As pessoas fazem história o tempo todo em todos os lugares, é antes de tudo uma prática social.

Em História, uma matéria viva que resiste ao tempo e chega à atualidade, considera-se que os conhecimentosacabam levando o Homem à reflexão, à compreensão, ao entendimento do que é e, de certa forma, à previsão do que poderá ser. (MACHADO, 1999, p.48).

Partindo dessa premissa, que aborda a História como uma matéria dinâmica, uma vez que trata de fatos que aconteceram dentro de um determinado contexto e que trazem conseqüências com reflexos ainda hoje em nossa realidade, o autor nos dá a linha diretrizque deverá nortear as nossas aulas de Histórias: elas deverão levar os alunos a refletir e compreender a conexão dos fatos históricos com a realidade atual.

Desta forma podemos afirmar que o ensino sobre diversos períodos da História do Brasil é um ensino que precisa ser dinâmico, lúdico e, principalmente, um ensino que chame a atenção do aluno e excite a sua imaginação a favor da compreensão. Oprofessor deve encarar o aluno como um ser pensante e capaz de articular estruturas construtivas a favor do conhecimento e, nesta condição, precisa deixá-lo participar e interagir segundo o espírito da aprendizagem, assim o ensino de História precisa sair do tradicional expositivo sobre livros e dar margens à metodologias expositivo-participativa de compartilhamento do conhecimento, que mantenhaos alunos participativos, atuando como verdadeiros construtores do conhecimento.

A grande variedade de recursos tecnológicos acessíveis a maioria dos alunos atualmente predispõe os alunos a buscarem as informações de forma instantânea, não só através do ler ou ouvir, mas através da interação, desta forma para o professor é um grande desafio estar diante de uma turma de irriquietos jovens nasdiferentes salas de aula, para ensinar História. Cabe a ele cumprir seu papel de facilitador na relação de ensino-aprendizagem, oferecendo aos alunos a oportunidade de construir o aprendizado formal, sempre criando oportunidades para estimular uma formação mais ampla e crítica do aluno. Nesse sentido Farias nos diz:

Cabe ao professor a tentativa de desenvolver nos alunos o entendimento crítico dadinâmica, história, tornando-os sujeitos atentos à reflexão dos acontecimentos históricos, oportunizar aos mesmos a desmistificação da história dita oficial; aplicar a pedagogia da descoberta, de forma a elucidar e debater as várias problemáticas referentes à história. Enfim, descobrir a história e o sujeito que somos, praticando a nossa cidadania, consciente de que estamos agindo historicamente.(FARIAS, 1999, p. 363)

Nesse sentido o ensino da História deve ser percebido como um trabalho de compartilhamento de conhecimentos, onde segundo Machado (1999, p.36) deve-se despertar no aluno uma postura ativa a favor da imaginação e da interpretação dos fatos que se tem em documentos e bibliografia tendo-se por certo que, como uma ciência social, ela é cercada de paradigmas que precisam ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fabiane Est gio Corrigido
  • PROJETO CORRIGIDO EST GIO
  • paper est gio III
  • FASE Est Gio III
  • Est Gio III
  • O PROJETO DO EST GIO III
  • Est gio III
  • AD1 EST GIO III

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!