especiarias

Páginas: 2 (403 palavras) Publicado: 2 de março de 2014
Colorau é o aditivo alimentar natural extraído do urucum, pode ser chamado de urucu, urucum ou colorau.
Os índios usam na ornamentação da pele e no tingimento de couro e fibras naturais.

Osoutros povos em geral usam como corante alimentar e também como corante para tingimento e fabricação de bronzeadores, além de ser usado como condimento ou medicinalmente como emagrecedor. Também pode serusado como condimento e amaciante de carnes.

Noutras culturas chama-se: orleansstrauch (alemão), achiote ou onoto (espanhol), rocou (francês) e achiote ou annatto (inglês).

Coloral nada mais éque o famoso Urucum..Que normalmente os indios usam para pintarem suas peles, e nós o usamos como Colorau para temperar comidas, exemplo substituir o extrato de tomate e usa-se o colorau, que embreves palavras é muito mais adequado a saúde humana do que o extrato de tomate, que por sí só já é prejudicial, além do mais estraga-se mais facilmente, enquanto que o primeiro fica até anos sem seestragar, se bem acondicionados..preferencialmente em vidros.










COLORAU
No Brasil é nome dado ao condimento preparado principalmente à base de sementes de urucum dessecadas etrituradas ao pó fino.
A semente do urucum vem sendo utilizada há muitos anos pelos índios da região amazônica como corante. Utilizam também como protetor solar. As sementes são amassadas e misturadas àágua e passadas na pele. Pelo odor agradável seu uso era muito bem visto e difundido entra as várias tribos.

Muitas vezes se menciona a propriedade do urucum como emagrecedor. Aliás, quando se falanele, benefícios não faltam Ao estudarmos as propriedades fitoterápicas, destaca-se que um dos benefícios imediatos é sua função expectorante. O consumo de suas folhas em forma de chá alivia ospulmões, facilitando a respiração de pessoas resfriadas, asmáticas ou que sofrem de bronquite. O consumo dessa infusão pode ser quente ou gelado, adoçado ou não. A quantidade ideal também varia, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESPECIÁRIAS
  • Especiarias
  • Especiarias
  • Especiarias
  • Especiarias
  • Especiarias
  • Especiarias
  • ESPECIARIAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!