Esfrega o sangu neo

606 palavras 3 páginas
Esfregaço sanguíneo

►Amostra: Obtêm-se por punção da polpa do dedo com a lanceta previamente desinfetada. A colheita de sangue será feita levando-se em consideração que a gota de sangue extraída deve ser encostada na lâmina invertida, que só toca na gota emergente, evitando assim o contato com a pele.
►Técnica
■ Colocar uma pequena gota de sangue aproximadamente a 1 ou 2 cm da extremidade da lâmina.
■ Colocar o lado da lâmina com o qual se fará o esfregaço num ângulo de 45º com a face superior da lâmina.
■ Fazer com a lâmina um ligeiro movimento para trás até encostar na gota de sangue, deixando então, que a gota se difunda uniformemente, ao longo de toda borda por capilaridade.
■ Levar a lâmina para frente de modo que ela carregue a gota de sangue, que se estenderá numa camada delgada e uniforme. É essencial escorregar a lâmina de uma vez, sem detê-la. O movimento de extensão deve ser uniforme. O sangue deverá ser puxado pela lâmina e não empurrado pela mesma.
■ Secar imediatamente o esfregaço agitando a lâmina no ar ou com auxílio do ventilador. Não se deve aquecer o esfregaço para secá-lo.

Materiais e equipamentos Tubo capilar sem anticoagulante. Massa vedante própria para capilar ou massa de modelar atóxica. Centrífuga de micro-hematócrito. Cartão de leitura.

Procedimento
1. Preencher um tubo capilar até aproximadamente 2/3 com sangue previamente homogeneizado. 2. Limpar o sangue da parte externa com auxílio de papel.
3. Fechar o tubo capilar com massa de modelar do lado oposto ao da entrada do sangue. 4. Colocar o tubo capilar na centrífuga com a parte vedada em contato com a borracha.
5. Centrifugar a ±13460 G (±13000 rpm) durante cinco minutos. Tratando-se da espécie caprina centrifugar durante 15 minutos e ovina 10 minutos.
6. Fazer a leitura no cartão apropriado, igualando o menisco do plasma com a linha superior da régua (linha 100) e igualar a extremidade inferior da porção eritrocitária com a linha inferior da régua (linha 0), de

Relacionados

  • HEMATOLOGIA RESUMO MED
    34322 palavras | 138 páginas