Realismo 121216122240 Phpapp01

2028 palavras 9 páginas
REALISMO / NATURALISMO NO BRASIL
Inicia em 1881, com a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis.
Machado de Assis é considerado o mais importante representante do realismo brasileiro.
Características do Realismo:
A preocupação fundamental do escritor realista é apresentar a história, a personagem, a cena, a paisagem, a coisa enfim, como é na realidade, sem desfigurá-la.
Gosto pelo detalhe, o escritor faz questão de apresentar minuciosamente o objeto.
Exploração dos dramas existenciais, o homem à luz da filosofia da época.
As personagens são tipos concretos, vivos e reais, e predominam sobre o enredo.
A análise psicológica das personagens se sobrepõe ao enredo.
As personagens são peças da engrenagem maior; condicionadas pelo meio e pela sociedade.

PRINCIPAL OBRA DO REALISMO MACHADIANO
Memórias póstumas de Brás Cubas
Enredo: Brás Cubas, narrador e protagonista, conta sua vida, começando pela doença e morte. Faleceu em 1869, no Catumbi, quando onze amigos o acompanharam ao cemitério.
Morreu de pneumonia, apanhada ao tentar descobrir um emplasto que aliviasse a melancólica humanidade, visando ele a fama e o lucro.
Nasce em 1805. Passa com amargura e mediocridade pela escola. Aos 16 anos conhece Marcela, primeiro romance, que dura, quinze meses e onze contos de réis.
Anos depois retorna de Coimbra diplomado. Perde Virgilia, e a cadeira de deputado para Lobo Neves, por indecisão. Mais tarde, passa a encontrar-se regularmente com Virgília, até que ela e o marido partem, pois o marido foi nomeado presidente da província.
Fica noivo de Eulália, que morre de febre amarela.
Consegue ser deputado, sem brilho. Reencontra-se, aos 50 anos com Virgília, e com Quincas Borba, colega de escola, agora demente e metido a filosofo (humanitismo) ao vencido, ódio ou compaixão, ao vencedor, as batatas).
Brás Cubas nos expõe, cinicamente, os valores e comportamentos de seus familiares, seus amigos, e das mulheres com quem se relacionou, traçando um quadro

Relacionados