Escassez do mundo moderno

Páginas: 6 (1343 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Economia

Síntese do Tema 1 – Recursos Escassos Capital, terra e trabalho, ao lado do conhecimento tecnológico e capacidade empresarial, constituem recursos de produção escassos. Deles resultam os bens e serviços que são oferecidos à sociedade para a solução de suas necessidades e desejos ilimitados.

UNIP

Prof. Ms. Cesário

1/26

Economia

Tema 2 NECESSIDADES ILIMITADAS

UNIPProf. Fauzi Timaco Jorge

2/26

Economia

Este aspecto requer uma análise igualmente detalhada e sistematizada, dada a sua importância e vinculação com o equacionamento do problema econômico. Uma primeira questão a responder diz respeito ao volume de necessidades que possamos ter. Evidentemente, um ser humano que vive numa comunidade moderna tem necessidades diversas e em maior quantidadedo que alguém que vivia na Idade Média. Uma volta por uma das alas comerciais de um shopping center das grandes metrópoles ou meia hora de televisão comprovam facilmente esta afirmação.
UNIP
3/26

Economia

Além deste aspecto temporal – hoje o mundo é completamente diferente do que em tempos passados – há que se considerar que, somado ao volume, também a composição das necessidades variaentre habitantes de uma metrópole e de uma pequena cidade do interior do Estado. Em que pese a diversidade entre volume e composição das necessidades humanas, é possível detectar várias características comuns: elas podem ser

coletivas ou individuais e, dentre estas, absolutas ou relativas.
Vejamos cada uma destas características com mais detalhes:
UNIP
4/26

Economia

Necessidadescoletivas Aí estão enquadradas as necessidades que todo grupo sente, tais como a necessidade de segurança, de defesa, necessidade de educação, de saneamento básico, do cuidado com a saúde etc.. Estas necessidades são supridas em parte ou totalmente pela ação do Estado.

UNIP

5/26

Economia

Necessidades individuais Compreendem basicamente dois grupos: o das necessidades

absolutas do serhumano, isto é, relacionadas às exigências de
natureza biológica, tais como dormir, respirar, comer, habitar, procriar, vestir etc.. Veja que estas necessidades absolutas – ou também chamadas de necessidades biológicas – nem sempre têm sua satisfação associada imediatamente a uma solução econômica. É o caso da necessidade de respirar, por exemplo. Em muitas comunidades, a preservação das áreas verdese o controle da poluição do ar podem requerer grandes esforços econômicos.
UNIP
6/26

Economia

O segundo grupo das necessidades individuais compreende as necessidades relativas ou sociais. São relativas porque não são idênticas para todos os indivíduos. Compreendem o conjunto de hábitos, normas, costumes e valores (uso de talheres e pratos, cama para dormir, o hábito da leitura, audiênciade uma sinfonia e outros).

UNIP

7/26

Economia

Quadro 1 TIPOS DE NECESSIDADES
COLETIVAS Absolutas INDIVIDUAIS Individuais

Segurança, defesa, educação, saneamento básico, saúde etc.

Dormir, respirar, comer, habitar, procriar, vestir etc.

Hábitos, normas, costumes e valores

UNIP

8/26

Economia

As necessidades dos indivíduos modificam-se a cada novo dia, quer sejamabsolutas ou relativas. Alguns estudos a esse respeito, em especial o de Abraham Maslow, um psicólogo norte-americano que viveu entre 1908 e 1970, revelam que as necessidades são hierarquizadas, isto é, um indivíduo procura satisfazer suas necessidades em certo momento ou período de sua vida, por etapas consecutivas, uma após outra. Imaginemos uma escada, para dispor tal hierarquização. O primeirodegrau é reservado para as necessidades biológicas ou básicas.
UNIP
9/26

Economia

Satisfeitas estas necessidades, o indivíduo busca a segurança, em seu mais amplo sentido: segurança no lar, na comunidade, segurança no emprego. A etapa seguinte refere-se à necessidade que o indivíduo sente de viver em comunidade, de ser aceito pelo grupo, de relacionar-se. Na próxima etapa, quer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O mundo moderno
  • Mundo moderno
  • O mundo moderno
  • A Escassez da água no mundo
  • Mundo moderno
  • Escassez da agua no mundo
  • “TEMPOS MODERNOS” E O FLORESCIMENTO DO MUNDO MODERNO
  • A Sociologia e o Mundo Moderno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!