Documento

Páginas: 8 (1767 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
EXAME PATOLÓGICO DE SANGUE



INTRODUÇÃO
A parasitologia iniciou-se no século XIX, quando começaram os estudos e pesquisas mais voltados para organismos que parasitavam outros seres vivos. Os progressos desta ciência foram notáveis a partir do momento em que a evolução de métodos de outras áreas passou a ser observada, possibilitando a criação de novos meios de cultura com osquais, esses organismos causadores de doenças, pudessem ser especificados no diagnóstico e, as enfermidades por eles causadas, pudessem ser tratadas passíveis de maior controle.
O diagnóstico para a maioria das doenças parasitárias é feita a partir de exames de fezes ou exames de sangue. Diferentes materiais orgânicos, como transudado de lesões de pele, escarro, secreções vaginais e uretrais, nolíquido cefalorraquidiano, em biópsias, no sedimento urinário, em aspirados endoscópicos, esplênicos, etc. Os esfregaço de sangue são mais utilizados/comuns para diagnóstico da malária e para o encontro de tripanossomas e microfilárias. Para isso, o material deve ser apropriadamente colhido e especificações como o tempo de colheita mais indicado para diagnóstico de determinada doença alvo de suspeitasdevem ser respeitadas.
Neste trabalho visamos entender a técnica, utilização e finalidades deste exame, observando as várias espécies parasitas que podem ser diagnosticadas por meio dele.










METODOLOGIA
Devido ao grande poder de contaminação dos fluidos sanguíneos, deve-se tomar cuidado ao manusear o material de coleta, utilizando sempre luvas deborracha. O cuidado deve ser observado também quanto a utilização de materiais cortantes como também eventuais cortes ou ferimentos já presentes no bioquímico. A limpeza do local e da pele, após possíveis derramamentos de material sanguíneo coletado, deve ser efetuada sempre que ocorrerem situações como esta.
MATERIAL UTILIZADO:
1. Seringa para punção venosa ou lanceta apropriada descartável.
2.Lâminas cuidadosamente limpas e secas.
3. Lâmina com ângulo cortado para distensão do material; de preferência uma de crílico.
4. Algodão.
5. Álcool a 70%.
6. Suporte para colocar as lâminas.
COLETA DO SANGUE:
O sangue pode ser colhido por punção venosa ou por picada percutânea, sendo este último preferivelmente realizado na polpa digital do anular esquerdo ou o lóbulo da orelha, onde a pele éfina e há boa irrigação sanguínea.
Inicialmente deve-se lipar a área escolhida com álcool a 70%, esperando secar e procedendo, em seguida, com a picada. Neste momento, a superfície deve estar bem seca.
O sangue colhido poderá ser analizado por um dos seguintes processos descritos a seguir.
MÉTODOS DE EXAMES:
Método direto: deve-se coletar o sangue e logo após coloca-se uma gota de sangueem uma lâmina cobrindo-a com uma lamínula imeiatamente, para evitar coagulação. Caso queira retardar a coagulação, pode adicionar uma a duas gotas de salina. Levando-se essa preparação ao microscópio poderão ser vistos os parasitos vivos porventura existentes, e, em caso de pequena quantidade de parasitos no sangue, a vizualização dos mesmos será facilitada desse modo.
Método domicro-hematócrito: coletar sangue venoso citratado ou com EDTA e encher ¾ de um tubo capilar. Vedar a ponta do tubo por aquecimento ou com massa. Centrifugar a 2000 RPM por 2 minutos para microfilárias ou 4 minutos para tripanossomas. Deitar o tubo capilar numa lâmina e prender as extremidades com fita adesiva para manter o tubo sem rolar. Observe ao microscópio a área entre as células vermelhas e o plasma.Microfilárias móveis e tripanossomas podem ser vistos.
Esfregaços: existem dois tipos de esfregaços: EM CAMADA DELGADA (mais usado para identificação da forma e espécie de vários parasitos) E EM CAMADA ESPESSA (utilizado em diagnóstico epidemiológico. Neste método, a identificação específica do parasito é dificultada).
Esfregaço em camada delgada:
a) Colocar uma gota de sangue (10 a 15 µl) na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!