Materiais betuminosos

Páginas: 13 (3061 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
1 INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem como objetivo organizar de maneira sistemática informações sobre os materiais betuminosos, mostrando a importância do conhecimento desses materiais, suas classificações, propriedades gerais e seu emprego dentro da construção civil, levando a uma análise mais técnica da aplicabilidade destes materiais nos processos construtivos.

1.1 ORIGEM
- Naturezaorgânica;
- Ação de bactérias anaeróbicas sobre os organismos do plâncton marinho;
- Ação combinada de pressão e temperatura;
- Resultam de hidrocarboneto;
· Um dos mais antigos materiais de construção utilizados pelo homem.

1.2 REGISTROS HISTÓRICOS
- Impermeabilizante – Mesopotâmia, Grécia, Roma;
- Citações Bíblicas – “Arca de Noé”;
- Mumificação – Egito;
- Bolas de fogo – Grécia;
-Aglutinante – Mesopotâmia, Incas, Roma.

2 DEFINIÇÃO
Materiais betuminosos são associações de hidrocarbonetos solúveis em bissulfeto de carbono. São subdivididos em duas categorias: os asfaltos e os alcatrões.

3 CLASSIFICAÇÃO
3.1 ALCATRÕES
São obtidos através da refinação de alcatrões brutos, que por sua vez vêm da destilação de carvão mineral. O alcatrão praticamente não é mais utilizado empavimentação desde que se determinou o seu poder cancerígeno. Além disso, apresenta pouca homogeneidade e baixa qualidade para ser utilizado como ligante em pavimentação.
Atualmente há a total predominância do ligante proveniente do petróleo na pavimentação, com o abandono do alcatrão. Dessa forma fica aceitável a utilização dos termos betume e asfalto como sinônimos. Diferencia-se do asfalto porpossuir maior adesividade, menor susceptibilidade técnica, menor estabilidade, mais rápido o envelhecimento.

3.2 ASFALTO
São obtidos através de destilação do petróleo. Podem ser naturais ou provenientes da refinação do petróleo. Tem consistência variável, cor parda escura ou negra, principal constituinte: betume. Finalidade: aglutinante, impermeabilizante, flexibilidade, trabalhabilidade eeconomia.

3.2.1 NATURAL
Óleos de petróleo que afloram na superfície terrestre e que pela ação do sol e do vento e são destilados naturalmente.
- Lagos de asfalto (Trinidad, Bermudas);
- Rochas asfálticas (calcáreos betuminosos);
- Impurezas minerais (areias betuminosas).

3.2.2 PETRÓLEO
- Destilação fracionada do petróleo;
- Isentos de matéria mineral;
- Quantidade de asfalto no petróleo:10 a 70%;
- Processo de refinação depende do tipo de petróleo e do rendimento em asfalto.
- Pode ser obtido através dos processos de vaporização, condensação, fracionamento ou destilação à vácuo.

3.2.2.1 Cimentos asfálticos de petróleo (CAP)
São os produtos básicos da destilação do petróleo. São semi-sólidos a temperatura ambiente, necessitando de aquecimento para adquirir consistênciaadequada para utilização. Os CAPs são constituídos por 90 a 95% de hidrocarbonetos e por 5 a 10% de heteroátomos (oxigênio, enxofre, nitrogênio e metais – vanádio, níquel, ferro, magnésio e cálcio) unidos por ligações covalentes. Os cimentos asfálticos de petróleos brasileiros têm baixo teor de enxofre e de metais, e alto teor de nitrogênio, enquanto os procedentes de petróleos árabes e venezuelanostêm alto teor de enxofre. A composição do CAP é bastante complexa, sendo que o número de átomos de carbono por molécula varia de 20 a 120. A composição varia com a fonte do petróleo, com as modificações induzidas nos processos de refino e durante o envelhecimento na usinagem e em serviço. Uma análise elementar pode apresentar as seguintes proporções de componentes: carbono de 82 a 88%; hidrogênio de8 a 11%; enxofre de 0 a 6%; oxigênio de 0 a 1,5% e nitrogênio de 0 a 1%.
A característica de termoviscoelasticidade desse material manifesta-se no comportamento mecânico, sendo suscetível à velocidade, ao tempo e intensidade de carregamento, e à temperatura de serviço. O comportamento termoviscoelástico é mais comumente assumido do que o termoviscoplástico, com suficiente aproximação do real...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais Betuminosos
  • materiais betuminosos
  • materiais betuminosos
  • Materiais betuminosos
  • materiais betuminosos
  • Material betuminosos
  • Materiais Betuminosos
  • Materiais betuminosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!