erwefw

3174 palavras 13 páginas
Centro Universitário Jorge Amado
Curso de Engenharia Civil - Turma 8B
Disciplina: Gestão de Produção
Docente: Alba Sena Gomes
Alunos: Natália Teixeira Argollo Ricardo Ferreira Azevedo

Gestão da Produção Impermeabilização com Geossinteticos

Abril, 2013
Sumário

1. Introdução
É grande a demanda dos projetos de engenharia com aplicação de geossintéticos. Algumas razões para tal crescimento se deve ao menor custo associado a facilidade de instalação, maior velocidade de execução, possibilidade de fabricação de produtos que atendam particularidade das obras, alta durabilidade, controle de qualidade, entre outros fatores.
Com tantas vantagens e vasta utilização do material, é imprescindível que seja realizado um trabalho de planejamento adequado de execução dos serviços. O presente trabalho visa explicitar as principais utilidades dos geossintéticos e procedimentos mais eficientes de instalação.
2. Procedimentos Gerenciais
2.1 Atividades Premilinares
As atividades prévias correspondem a um conjunto de medidas e cuidados, de forma a assegurar um correto funcionamento dos serviços de instalação dos geossintéticos.
O armazenamento dos geossintéticos deve ser feito em local adequado de forma a evitar armazenagem próxima a agentes químicos e fontes de calor, além de contato direto com o solo. As bobinas devem ser colocadas sobre tablados de madeira ou colchão de areia, sendo que a superfície deve ser plana, lisa e livre de pedras e materiais pontiagudos que possam danificar a geomembrana. Deve ser previsto um sítio de corte, destinado a adequação dos tamanhos dos panos, que seja próximo ao lugar de lançamento, para economizar tempo e esforço.
Os meios de manipulação e transporte de panos devem ser escolhidos de forma a dispor os materiais do pátio de armazenamento ao pátio de corte e ponto de instalação, de forma eficiente e que não danifique as bobinas.
É necessário que seja feito

Relacionados