Erosão do Solo

Páginas: 3 (614 palavras) Publicado: 27 de março de 2014

Erosão do solo



Essencialmente é um processo de desgaste da superfície e/ou arrastamento das partículas do solo por agentes, tais como a água das chuvas (hídrica), ventos (eólica), gelo(mudança de temperaturas), ou outro agente geológico, incluindo os processos como arraste gravitacional. A erosão é um processo natural responsável pela alteração do relevo terrestre desde a sua formação.No entanto, a ação antrópica tem acelerado este processo de forma nociva através da supressão da vegetação e uso e ocupação incorreta do solo.
A água é o mais importante agente de erosão atuandoatravés das chuvas, riachos e rios pelo impacto ou carregamento do solo. As ondas também atuam erodindo as margens da costa litorânea, de lagos e rios.
A erosão se inicia sempre de forma quaseimperceptível pelo que é chamado de “lixiviação” ou “erosão laminar”, quando as partículas superficiais do solo, junto com os nutrientes e sais minerais, começam a ser removidos pela ação da água ou do vento.Essa remoção da camada superficial do solo deixa-o desprotegido, improdutivo e vulnerável à ação da força cinética da chuva, dos ventos, e da gravidade. Em seguida forma-se o que é chamado de “erosãoem sulcos”, quando vão sendo formados caminhos como se fossem rasgos no solo.
A vegetação, de modo geral, protege o solo ao diminuir a força cinética da chuva. As gotas de água ao cair encontram umabarreira composta pela vegetação e perde força antes de chegar ao solo, o que também diminui a velocidade de escoamento superficial, fator determinante na ocorrência de erosão hídrica. Sem contar queas raízes das plantas agem como uma rede agregando o solo e absorvendo parte da água que cai nele, evitando a saturação e, conseqüentemente, deslizamentos que podem agravar o processo erosivo.
Erosãogeológica: processo lento, responsável pela modelagem do relevo da crosta terrestre com seus vales, rios, montanhas, planícies, planaltos e deltas. É um processo construtivo, não influenciado pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erosão do solo
  • erosao do solo
  • Erosao dos solos
  • Erosão do solo
  • Erosão do Solo
  • EROSÃO DO SOLO
  • erosao dos solos
  • Erosão do solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!