Eron

Páginas: 9 (2020 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
Estudo de caso Enron
A Enron Corporation era uma companhia de energia estadunidense, localizada em Houston, Texas. A Enron empregava cerca de 21.000 pessoas, tendo sido uma das companhias líderes no mundo em distribuição de energia (electricidade, gás natural) e comunicações. Seu faturamento atingia $101 bilhões de dólares em 2000, pouco antes do escândalo financeiro que ocasionou sua falência.A Enron mantinha, no Brasil, participações na CEG/CEGRio, no Gasoduto Brasil/Bolívia, na Usina Termoelétrica de Cuiabá, na Eletrobolt, na Gaspart e na Elektro. Atuava, principalmente, em cinco grandes áreas: Enron Transportation Services: condução interestadual de gás natural, construção, administração e operação de gasodutos; investimento em atividades de transporte de óleo cru; Enron EnergyServices: compra, comercialização e financiamento de gás natural, óleo cru e eletricidade; administração de risco de contratos de longo prazo de commodity; gasodutos estaduais de gás natural; desenvolvimento, aquisição e construção de centrais de energia de gás natural; extração de gás natural líquido; Enron Wholesale Services: negócios globais da Enron, incluindo a negociação e entrega de commoditiesfísicas e financeiras e serviços de gerenciamento de risco; Enron Broadband Services: atividade implementada no ano 2000, que provê aos clientes uma fonte de serviços de telecomunicações e Corporate and Others: serviços relacionados a abastecimento de água.
A empresa levou cerca de 16 anos para obter reconhecimento no mercado financeiro estadunidense e era vista como investimento certo e segurodevido à constante valorização de suas ações. Todos queriam ser acionistas da ENRON, pois tinham total certeza de que investiam nos melhores. As ações subiam? Lucrava-se com isso? Era o bastante. Saber como o dinheiro surgia era apenas um pormenor que ninguém abordava.
A todo o momento funcionários, investidores e pessoas humildes, eram encorajados, a investir tudo o que tinham na empresa.
Maistarde, descobriu-se que a empresa utilizava artifícios não lícitos para manter suas ações no topo. Através de um método contábil denominado “Marcação a Mercado”, contabilizavam lucros futuros em seus balanços atuais constantemente manipulados. Porém, estes mesmos lucros não estavam concretizando-se e se transformavam em prejuízos milionários, com negócios que não davam certo – em exemplo atentativa de implantação de energia na Índia, que por falta de condições do país, fracassou. Entretanto a ambição dos condutores da ENRON não permitia assumir o fracasso.
Visando lucrar ainda mais, propuseram ao governo da Califórnia a desregulamentação da energia; e como forma de pressionar os residentes a pagarem o preço, chegaram a provocar um blecaute geral.
O processo que abrange a história daENRON, se analisado minuciosamente, poderá revelar muito além de números mal contabilizados, falcatruas e manipulações. Talvez nos revele segredos de vida, ou ainda, psicologicamente falando, peculiaridades mentais inerentes aos gestores da empresa, acerca dos alicerces para a excelência humana, que podem e devem ser aplicados na esfera profissional, talvez a falta da bondade de alguns, tenhaprovocado a escassez da verdade para muitos. Sem falarmos no claro exemplo da falta de Responsabilidade Social Corporativa, evidenciada no desfecho do caso.
Paradoxalmente à sua ascensão, a ENRON não precisou de tempo superior a algumas semanas para anunciar falência total em dezembro de 2001, deixando milhares de pessoas que haviam investido tudo o que tinham como aposentadorias, previdência ebenefícios e agora não restava mais nada além de um prédio vazio.
Perante isso, a Lei Sarbanes-Oxley (SOX) foi editada como resposta a fraude acima citada. A Lei imputa uma série de responsabilidades a administradores, contadores e advogados das companhias que emitem títulos no mercado dos Estados Unidos. Também exige a adoção de práticas contábeis e procedimentos rígidos de transmissão de informação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eron
  • Eron
  • eron
  • eron
  • Eron
  • Eron
  • Eron
  • Resenha Eron

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!