Eron

Páginas: 2 (490 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
Trabalho de conclusão da disciplina tópicos Especiais de Contabilidade.
Prof. Gilmar Bezerra de Araújo.


“O CASO ENRON”

O documentário “Os mais espertos da sala” retrata a falência de umadas maiores empresas dos EUA, que atuou no mercado por 16 anos. Considerado um dos maiores escândalos empresariais da história mundial. Conta como um grupo de “nerds” gananciosos conseguiu construir umamegacorporação apenas manipulando valores e cotações de energia nos Estados Unidos durante a segunda metade da década de 90 e início do século 21. Mostra também a ponta de um iceberg formado pordúzias de outras empresas menores, que eram adquiridas ou criadas sempre mediante um processo de fraude contínua.
Fundada em 1985 por Ken Lay, com o objetivo de distribuir e criar fontes de energiasalternativas, A Enron, empresa de energia que chegou a ser a 7ª maior companhia do país, tornara-se uma das líderes mundiais no fornecimento de eletricidade, gás natural, papel e comunicações. Ela foiapontada como a mais inovadora empresa americana por seis vezes consecutivas pela revista “Fortune”, empregou mais de 20 mil funcionários e passou seu patrimônio de US$ 10 bilhões para US$ 63 bilhões emmenos de 10 anos.
Em 24 dias a empresa faliu, e carteiras com mais de 300 mil dólares em ações se reduziram a menos de 3 mil dólares. Mas os altos executivos da Enron já estavam milionários, com maisde 200 milhões em suas contas. O caso da Enron ilustra de forma plena o que acontece quando o cinismo, a arrogância, a ganância e a manipulação da informação juntam-se sem qualquer limite e controleexterno. Apostando no que existe de mais agressivo em termos de marketing e relações públicas, seus executivos conseguiram elevar os preços das ações da empresa a níveis estratosféricos sem quehouvesse lastro real na contabilidade.
E, mesmo cientes da fragilidade e irracionalidade dos seus negócios, a Enron continuava a propagar sua solidez aos quatro ventos e estimulava a compra das suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eron
  • Eron
  • Eron
  • eron
  • eron
  • Eron
  • Eron
  • Resenha Eron

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!