Ermpreendedorismo

1091 palavras 5 páginas
01-O que e empreendorismo?

O empreendedorismo é um processo que faz com que uma pessoa, que tenha formação superior ou não, se capacite, muitas vezes por intuição, a desenvolver um negócio próprio. Isso tem tudo a ver com o desejo dessa pessoa em distinguir-se pelo seu status ou por ver realizada uma idéia sua. Isso tem tudo a ver com a cultura da pessoa.

02-O que diferencia um empreendedor de um administrador ou gerente?

Administrador:
Seu objetivo principal ao desenvolver seu trabalho é a eficiência organizacional, Sua grande contribuição é a visão abrangente da organização e a definição de seis funções básicas:
Empreendedor:
“É aquele que faz acontecer, antecipa aos fatos e tem visao futura da oganizaçao”. ( DONNELAS, 2001)
O empreendedor de sucesso possui características extras, alem dos atributos do administrador, e alguns atributos pessoais que, somados a características sociológicas e ambientais, permitem o nascimento de uma nova empresa. De uma idéia surge uma inovação, e desta, uma empresa.

O empreendedor é um administrador, mas com diferenças consideráveis em relação aos gerentes ou executivos de organizações tradicionais, pois os empreendedores são mais visionários que os gerentes, assim, quando a organização cresce, os empreendedores geralmente tem dificuldades de tomar decisões do dia a dia dos negócios, pois se preocupam mais com os aspectos estratégicos, com os quais se sentem mais à vontade. As diferenças entre os domínios empreendedor e administrativo podem ser comparadas em cinco dimensões distintas de negócio: orientação estratégica, análise das oportunidades, comprometimento dos recursos, controle dos recursos e estrutura gerencial.
Outro fator que diferencia o empreendedor de sucesso do administrador comum é o constante planejamento a partir de uma visão de futuro. Esse talvez seja o grande paradoxo a ser analisado já que o ato de planejar é considerado uma das funções básicas do administrador desde os tempo de Fayol, como

Relacionados