Ergonomia no Computador

Páginas: 26 (6271 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014


UNISA – UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO
CURSO – TECNOLOGIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO










ERGONOMIA NO COMPUTADOR








Eliane Queiroz de Oliveira de Jesus










Feira de Santana
2014



UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO
UNISA DIGITAL






ERGONOMIA NO COMPUTADOR



.Relatório Final apresentado por Eliane Queiroz de Oliveira de Jesus Ra: 2945347 para obtenção do título de Tecnologia em Segurança do Trabalho da Unisa-Universidade de Santo Amaro, com requisito para o Estágio Curricular Supervisionado.

Área de Concentração: Ergonomia.
Prof. Orientador: Dr. Fábio Oliveira.Feira de Santana
2014


























Dedico este trabalho...
A Ediane (minha filha), como incentivo e exemplo de que a procura do conhecimento e do desenvolvimento não têm limites.
A Edicarlos (meu marido) que sempre acreditou, incentivou e me apoiou, desde a idéia até a conclusão deste trabalho.
Aos meus pais, irmãs e irmão pelacompreensão.


















AGRADECIMENTOS






Em primeiro lugar impõe-se um agradecimento muito sincero a Meu Deus Jeová e a Srª Tutora Cristiane Neves Paixão, que em boa hora nos honrou com a sua preciosa orientação. Muito obrigada pela disponibilidade, cordialidade, competência e amizade com que conduziu a orientação deste trabalho. Esperamos estar à altura doinvestimento que em nos colocou.



































































“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê.”


(ArthurSchopenhauer)

























RESUMO



A ergonomia objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade neles existentes. O desconforto corporal a sensação como se uma parte do corpo estivesse pesada, inclinada, tensa e com formigamento ou levemente dolorida, onde o indivíduo pode vir a sentir outras sensações desagradáveis, realizando suasatividades de forma inadequada em relação atividade e corpo, está sujeito a desencadear desconfortos posturais, devido à má adaptação do ambiente e a sua rotina. Nesse sentido o presente estudo tem como objetivo analisar a adequação ergonômica e o nível de conforto atribuído pelos alunos ao ambiente de ensino numa escola de informática na cidade de Amélia Rodrigues-Ba. Trata-se de um estudo decaráter bibliográfico na qual a metodologia utilizada fora aplicação de um questionário para todas as turmas, onde todos os estudantes da mesma responderam este questionário para analisar o desconforto corporal atribuído aos discentes, os resultados demonstram que 97% da amostra sentiam algum tipo de desconforto, e os locais de maior significância foram coluna, olhos, mãos e quadril. Conclui-se que énecessária a adequação do mobiliário a apresentação, ou a forma como os programas de aplicação que o usuário estiver usando se comportam e se compõem com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos alunos e prevenir o agravo das algias.


Palavras- Chave: Ergonomia. Desconforto corporal. Qualidade de Vida.














ABSTRACT



The objective ergonomics modify the systemswork to tailor the activity therein . The bodily discomfort feel like a part of the body was heavy , sloping , tense and tingling or mildly sore , where the individual may come to feel other unpleasant sensations , performing their activities improperly balanced activity and body, is subject to trigger postural discomfort due to poor adaptation of the environment and your routine . In this...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ERGONOMIA: LESÕES PROVOCADAS PELO USO DE COMPUTADORES
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia,
  • Ergonomia
  • Ergonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!