Ergonomia Multim Dia E Computa O Gr Fica Em IHC Intera O Homem Computador

2596 palavras 11 páginas
UniEvangelica Centro Universitário Anápolis
Anápolis 25 de novembro de 2014
Profª: Luciana NIshi
Disciplina: Interação Homem Computador
Aluno: Murillo Lima Assunção
2º Período – Engenharia de Computação

Ergonomia, Multimídia e Computação gráfica em IHC (Interação Homem Computador )

Ergonomia E Interação Humano-Computador
Wisner (1972) definiu a ergonomia como sendo "o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência”.
A ergonomia tem contribuído substancialmente para o desenvolvimento de interfaces que apresentam maior usabilidade, pois a ergonomia busca privilegiar a Lógica de Utilização, que é uma visão da aplicação do ponto de vista do usuário, que busca no software um conjunto coerente com a execução de sua tarefa, ao invés da Lógica de Funcionamento, verificada especialmente na estruturação dos sistemas elaborada a partir da visão de projetistas de software.
A IHC - Interação Humano-Computador - é o campo de pesquisa multidisciplinar mais abrangente associado à ergonomia de interfaces humano-computador, para o qual contribuem as seguintes áreas principais: ergonomia, psicologia cognitiva, engenharia, design, antropologia, sociologia, filosofia, ciência da informação e ciência da computação. Pesquisadores deste campo têm estudado e proposto uma série de instrumentos que oferecem suporte para o desenvolvimento de sistemas computacionais mais ergonômicos, tais como guias de recomendações (Smith e Mosier, 1986, Vanderdonckt, 1995), princípios de projeto (MayHew, 1992), listas de verificação (Ravden e Johnson, 1989; Matias, 1995; Heemann, 1997), normas (ISO, ANSI, DIN, AFNOR,...), etc. Scapin e Bastien (1997) propuseram oito critérios ergonômicos para avaliação da qualidade ergonômica de sistemas interativos:
Condução: refere-se aos meios disponíveis para orientar, informar, instruir e guiar o usuário na sua

Relacionados