equipes multifuncionais

Páginas: 7 (1562 palavras) Publicado: 30 de abril de 2014
Centro Educacional Paula Souza
Escola Técnica Estadual Monte Mor




Aline dos Santos Rodrigues
Jéssica Maria da Silva Prado dos Santos
Luana Cintia Rosa Parra
Maiara da Silva Matheus
Raphael Guimarães Mendes da Silva
Rosilene Galdino dos Santos Domingues
Valdirene Alves de Oliveira Silva





Gestão de Competência: Multifuncionalidade e Equipes Multifuncionais.Monte Mor -SP
2010

Rodrigues , Aline dos Santos
Santos, Jéssica Maria da Silva Prado
Parra, Luana Cintia Rosa
Matheus, Maiara da Silva
Silva, Raphael Guimarães Mendes
Domingues, Rosilene Galdino dos Santos
Silva, Valdirene Alves de Oliveira



Gestão de Competência: Multifuncionalidade e Equipes Multifuncionais.



Pesquisabibliográfica apresentada como requisito de aprovação no componente de Gestão de Competência, do terceiro módulo do curso Técnico em Administração da Escola Estadual ETEC Monte Mor, sob orientação da professora Ivelise.


Monte Mor
2010
Sumário

Multifuncionalidade pág 04
Equipes Multifuncionaispág 04
Vantagens das Equipes Multifuncionais pág 06
Desvantagens das Equipes Multifuncional pág 07
Conclusão pág 08


Multifuncionalidade

Multifuncionalidade é o conceito de variedade na tarefa dentro da organização. O mercado de trabalho moderno está exigindoprofissionais com várias habilidades, que  são chamados também de multi-especialistas, profissionais que possuem uma ou mais formações específicas mas que apresentam também noções genéricas sobre outros assuntos.
Um exemplo para ilustrar essa nova realidade é o caso do check-in das empresas de aviação. A mesma funcionária que faz a recepção dos passageiros (tendo assim que possuir habilidades de atendimentoe recepção e certamente dominar idiomas e informática), recolhe os bilhetes de embarque na porta da aeronave e direciona os passageiros (demonstrando conhecimentos dos serviços de comissária de bordo) e retorna para um novo check-in, ou seja, não só executa outras tarefas como realiza o trabalho de outras pessoas, condição indispensável em tempos de estruturas enxutas.

Equipes MultifuncionaisCom a globalização da economia e a abertura de mercado, tornou-se necessário as empresas organizarem-se internamente no sentido de que as equipes realizem atividades de maneira integrada.
As empresas por necessidade do mercado desenvolveram base empresarial voltada à Qualidade e Produtividade, que exigiu delas um perfil competitivo no mercado, fazendo com que os níveis hierárquicos daempresa se submetessem as mudanças na administração de equipes onde a multifuncionalidade passou a ser decisiva para atingir os resultados empresariais planejados.
Assim, a partir do exame da gradação da dominação subjetiva no trabalho, foi possível constatar a implantação do trabalho em equipes multifuncionais como meio de simultaneamente reduzir custos, através do enxugamento do quadro depessoal e intensificar os mecanismos de controle, por meio da introjeção do cronômetro taylorista efetivado pelos próprios membros das equipes.
É ressaltada a necessidade do capital em criar um ambiente de suposta autonomia pautada na idéia de tarefas mais estimulantes e criativas que venham a conquistar a alma dos trabalhadores e atenuar as reações coletivas por meio de técnicas sutis de dominação.Porém, a despeito da realização do ego e da construção da identidade através do trabalho, este apresenta-se ainda como um agravante para o sofrimento mental dos indiví­duos enquanto estiver desvinculado de uma proposta de superação da lógica de produção atual.
Para que um grupo chegue a ser realmente uma equipe é necessário passar por quatro etapas: no primeiro momento a equipe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Equipes Multifuncionais
  • multifuncional
  • Multifuncional
  • Multifuncionais
  • Edifícios Multifuncionais
  • complexo multifuncional
  • Projeto Multifuncional
  • O Juiz Multifuncional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!