Epidemiologia

Páginas: 2 (421 palavras) Publicado: 3 de maio de 2012
Epidemiologia

.

(ESQUISTOSSOMOSE) (XISTOSA ou BARRIGA D'ÁGUA)

Esquistossomose.
A esquistossomose éuma doença causada pelo parasita chamado Schistosoma mansoni, esse parasita tem no homem seu hospedeiro definitivo, mais precisa de caramujos de água doce como hospedeiros intermediários paradesenvolver seu ciclo.
A transmissão acontece através dá liberação de seus ovos pelas fezes das pessoas infectadas. Em contato com a água, os ovos eclodem e libertam larvas que morrem se não encontrarem oscaramujos para se alojar. Se os encontram, porém, dão continuidade ao ciclo e liberam novas larvas que infectam as águas e posteriormente os homens penetrando em sua pele ou mucosa.
A doença temduas fases uma fase aguda e outra crônica. Na fase aguda, pode apresentar coceiras e dermatites(inflamação ou inchaços da pele), febre, inapetência(falta de apetite), tosse, diarreia, enjôos, vômitos eemagrecimento.
Na fase crônica, apresentam episódios de diarreia podem ter períodos de obstipação (prisão de ventre) e a doença pode evoluir para um quadro mais grave com aumento do fígado ecirrose, aumento do baço, hemorragias provocadas por rompimento de veias do esôfago, e ascite ou barriga d’água, isto é, o abdômen fica dilatado e proeminente porque escapa plasma do sangue.
O diagnóstico éfeito por exames de fezes em três coletas, onde se verifica a presença de ovos do verme; ou por biópsia da mucosa do final do intestino. Há também como diagnosticar verificando, em amostra sanguínea,a presença de anticorpos específicos.
O tratamento é feito com antiparasitários, geralmente em dose única, que combatam o Schistossoma mansoni. Uma nova droga quimioterápica, o hicantone, já semostrou eficaz para curar a doença na grande maioria dos casos. No entanto, educação sanitária, saneamento básico, controle dos caramujos e informação sobre o modo de transmissão da doença são medidas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Epidemiologia
  • Epidemiologia
  • Epidemiologia
  • epidemiologia
  • Epidemiologia
  • epidemiologia
  • Epidemiologia
  • epidemiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!