Entrevista PROF DE INFORMATICA APLICADA AS ARTES MODULO 16

309 palavras 2 páginas
PPS – PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA
ENTREVISTA COM BIBLIOTECARIA DA ESCOLA ESTADUAL DE MARISTELA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
REFERENTE À DISCIPLINA 16 – INFORMÁTICA APLICADA ÀS ARTES
QUESTIONÁRIO/RESPOSTA
A gravura nada mais é do que uma reprodução a partir de uma matriz, essa matriz pode ser confeccionada em madeira, pano, metal, e vários outros. Existem várias técnicas que envolvem a gravura uma delas é a Xilogravura a mais reconhecida e mais comum, essa técnica consiste em um desenho sobre uma prancha de madeira ,então inicia-se os cortes do desenho, em seguida essa superfície é entintada com um rolo, e com isso as partes por onde não se passou a tinta é que é vai dar cor e forma na gravura durante a prensa.
Eu uso nas aulas de artes a técnica chamada de isopor-gravura ela é bem prática e parecida com a Xilogravura, para substituir a madeira eu uso a superfície de um isopor e aí se inicia o mesmo processo com a ponta de um lápis bem grosso os alunos realizam os desenhos sobre o isopor e em seguida o entitamento com um rolinho, e eles mesmos produzem as impressões.
Mas existem várias outras técnicas como a litografia (processo de impressão sobre a pedra ou uma chapa), a gravura em metal( impressão a partir do metal), a serigrafia ( impressão com bastidor utilizando o naylon, ou seda) temos a monogravura ( técnica de impressão utilizando como superfície o vidro e existem várias outras técnicas.
Essa é uma técnica de gravura que utilizo na sala de aula para uma melhor compreensão.

Essa gravura foi confeccionada, em trabalho interdisciplinar de Arte com a professora de Língua Portuguesa no Projeto sobre Cordel. E cada aluno teve sua produção.

EM NOME DE TODOS OS CURSISTAS DO PROFUNCIONÁRIO – CURSO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS
OBRIGADA À PROFESSORA LEIDIANE PELA CONTRIBUIÇÃO
CURRAL DE DENTRO – MG/2015

Relacionados

  • Kant
    25383 palavras | 102 páginas