Entrevista com profissional de enfermagem 150514

766 palavras 4 páginas
EMESCAM
ENFERMAGEM 2014/1
ANA PAULA DE ARAÚJO FIRMINO
ELIZABETH PENHA XAVIER DE OLIVEIRA SILVA

ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM ACERCA DO CUIDADO EM ENFERMAGEM

Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos do Cuidado Humano do Curso de Enfermagem (2014/1) da EMESCAM, como requisito para avaliação.

Orientadora: Professora Patrícia Saldanha.

VITÓRIA
2014
1) Área de atuação e formação.
Enfermagem com pós-graduação em Gestão Hospitalar.

2) Onde trabalha? Quanto tempo na área?
Rede hospitalar. Atualmente está na área da clínica médica, mas já esteve atuando no Pronto Socorro, CTI e Assistência Domiciliar (atendimento prestado por planos de saúde particulares). Trabalha há oito anos como enfermeiro.

3) Qual é o nível de especialização (pós-graduação).
Gestão Hospitalar.

4) Qual é o seu conceito de cuidado?
Diz respeito a todo o trabalho da enfermagem desde avaliar e descobrir quais são as reais necessidades do paciente e supri-las da melhor forma possível: conversando, ouvindo, respeitando, zelando, tratando o paciente e a equipe sempre como o máximo de transparência e dignidade e; colocando em prática sempre o conhecimento/cuidado técnico-científico

5) Você, enquanto enfermeiro, cuida?
Sim. Embora o atual cenário no qual trabalha (setor privado) seja de uma demanda extremamente exaustiva e com uma sobrecarga enorme de trabalho (setor com aproximadamente 24 pacientes sob sua supervisão), na medida do possível procura cuidar e estar atento às necessidades dos pacientes. Sente que existe sim uma grande lacuna a ser preenchida na parte da enfermagem assistencial, visto que – em regra - a direção do hospital exige do enfermeiro uma postura de boa administração da parte gerencial (escalas, manutenção, atendimento da prescrição médica, atendimento a pacientes mais graves) ao mesmo tempo que também exige a promoção do cuidado, mas este muitas vezes não é oferecido de forma integral.

6) O que você realiza de cuidado no dia-a-dia?

Relacionados