Ensino de Arte e Musica

Páginas: 24 (5830 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
ENSINO DE ARTES E MÚSICA.

Unidade 2 – Leitura de Imagens e a Possibilidade que esta Oferece para o Trabalho Interdisciplinar
WEBAULA 1
Todos os seres humanos deveriam ter uma experiência artística, pois a arte tem o poder de fazer com que o ser humano se conheça melhor, seja mais sensível, perceptível, imaginativo, crítico, criativo e tem também, a magia de provocar em outros seres humanosemoções diversas.
Vamos iniciar nossa leitura com a leitura de algumas imagens!
Curiosidade

O termo Ilusão de óptica ou Ilusão de ótica aplica-se a todas ilusões que "enganam" o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo errôneo. Algumas são de caráter fisiológico, outras de caráter cognitivo.

As ilusões de ótica podem surgirnaturalmente ou serem criadas por astúcias visuais específicas que demonstram certas hipóteses sobre o funcionamento do sistema visual humano. Imagens que causam ilusão de ótica são largamente utilizados nas artes, por exemplo, nas obras gráficas de M. C. Escher.

Fonte: Ilusão de óptica:
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilus%C3%A3o_de_%C3%B3ptica
Esta imagem a seguir, é umaimagem estática ou em movimento?
Figura 1 - Um pouco de Ilusão de Ótica

Fonte: Ilusões optica. Disponível em: http://ensinarevt.com/ilusoes_optic/
Como vocês podem perceber, nossa conversa estará em torno das artes visuais e das possibilidades que suas modalidades nos permitem. Desta forma, nosso assunto será sobre imagens, com maior ênfase nas obras de arte. A leitura e o trabalho com obras dearte possibilitam muitas propostas artísticas.
Convido vocês a brincarem com as imagens, em seguida apresentarei exemplos de um trabalho interdisciplinar a partir da leitura de uma obra de arte.
Link

Agora confira ao vídeo Ilusão ótica:
http://ilusoesoptica.blogspot.com/
Ao levar uma imagem ou obra de arte, para a sala de aula, habilidades de percepção, intuição, raciocínio e imaginaçãoatuam. É bom que desde cedo os alunos tenham contato com obras artísticas, conhecendo certos artistas, suas obras, a técnica e os materiais utilizados, o contexto em que foram produzidas, os sentimentos e lembranças que ela provoca. Em suma, inseri-los em um contexto cultural, por intermédio da leitura e também releitura de obras. De acordo com Martins (1998, p. 74):
Da mesma forma que para ler oslivros precisamos decodificar as letras, sílabas, dominar a gramática, enfim, ser alfabetizados nessa língua, o mesmo acontece com a arte. Quanto mais uma pessoa entra em contato com as formas artísticas, mais se aprofunda nessa linguagem, enriquece seu repertório, conhece autores/artistas, tem acesso à compreensão da produção estética da Humanidade.
Quando falamos em leitura de imagens diversas,muitas pessoas ficam confusas sobre o que realmente seja, pois não concebem as imagens como textos, muito menos para serem lidos. Mas nós lemos, fazemos constantemente nossas leituras, não só de textos escritos ou verbais como também de outros. Mesmo que essas leituras não sejam conscientes, nós lemos. Lemos o mundo a nossa volta e tudo o que ele nos oferece. Lemos as cores, as formas, as texturas,os sons, as imagens e as pessoas. Para Rezende (2007) “a leitura implica em tramitar por tudo isso, as coisas são vistas em conjunto”.
Voltando à sala de aula e a leitura de imagens, é aconselhável que essa leitura seja oral, para que o educador possa saber como os alunos estão observando e interpretando a obra, para provocá-los, caso seja necessário, a perceberem maiores detalhes e fazeremperguntas, deixando dessa forma, a aula mais dinâmica e completa.
Em uma proposta de leitura de obra, o professor deverá iniciar fazendo alguns questionamentos, mas é bom lembrar que neste tipo de proposta, o professor é o mediador, que deverá fazer suas intervenções apenas nos momentos oportunos, quem mais deverá falar sobre suas percepções e sensações são os alunos. Estas intervenções, se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino de Arte e Musica
  • ensino da arte e da musica
  • Av2
  • ALUNOS SURDOS: A MÚSICA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE ARTE
  • o ensino da musica
  • Arte e música
  • Música artes
  • Artes musica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!