fdhdfhdfhdfhdf

Páginas: 5 (1218 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Albert Einstein ( 1879- 1955)
Albert Einstein nasceu a 14 de março de 1879, na cidade de Ulm, Sul da Alemanha. Um ano após seu nascimento a família mudou-se para os subúrbios de Munique. O pai de Albert possuía e mantinha em atividade uma pequena usina eletroquímica. O tio solteiro de Albert, que era engenheiro, ajudava na empresa e morava com a família de Einstein. A mãe interessava-se pelamúsica, em particular Beethoven.
Esse interesse musical resultou em aulas de violino para Albert desde os seis anos de idade. A princípio ele não gostava das lições, mas à medida que adquiriu habilidades, passou a gostar especialmente das sonatas de Mozart. Esse precoce conhecimento musical acompanhou-o pelo resto da vida, propiciando-lhe horas de relaxação prazer.
Albert estava longe de ser meninoprodígio. Demorou tanto a aprender a falar que seus pais chegaram a temer que ele fosse retardado. Desde cedo se afastava das crianças de sua idade e passava o tempo sonhando acordado e “sem fazer nada”. Evitava todo exercício físico forte, não participava de jogos ativos e particularmente lhe aborrecia brincar de soldado. As ruas de Munique era frequentemente teatro de paradas do exércitoalemão, espetáculo que costuma atrair a maioria dos meninos. Mas Albert ficava inquieto com as paradas. Desgostavam-lhe os movimentos mecanizados dos seres humanos, transformados em autônomos.
Munique não dispunha de sistema de educação pública. As escolas primárias eram administradas pelas várias ordens religiosas. Embora os pais de Einstein fossem judeus, não tinham interesse pela religião e mandaramo menino Albert para a escola mais próxima, que era católica. Aos dez anos mandaram-no para Gymnasium, que preparava os estudantes para ingressar na universidade. Não foi feliz, ou não teve êxito, na escola. Exigia-se que os alunos aprendessem decorando. Faltava o debate sem formalidades do assunto, que leva a mais profunda compreensão.
No Gymnasium, Einstein recebeu instrução sobre a religiãojudaica. Aprendera o catolicismo na escola primária. Como resultado disso, adquiriu permanente respeito pelos valores éticos da religião, mas concluiu que todos os ritos religiosos eram supersticiosos meios de impedir que o homem pensasse independentemente. Após formar-se no Gymnasium, abandonou a participação que tinha em seu grupo religioso, mas voltou à comunidade judaica quando os alemães,durante o regime nazista de Hitler, começou a perseguir e matar em massa os judeus.
O tio engenheiro de Einstein tornava vivo o estudo da Matemática. Mostrou a Albert como a Álgebra pode reduzir a quantidade de trabalho necessária para resolver um problema. Apelava ao senso de humor do rapaz dizendo: “É uma Ciência divertida: quando o animal que estamos caçando escapa ao nosso alcance, damos-lhe onome de x provisoriamente, e continuamos a caçá-lo até que ele esteja no papo”. O estudo da Geometria impressionou muito o menino. Emocionavam-no os métodos usados, a linguagem clara, precisa, a “prova” que se tem de dar de cada afirmação, a lógica sequencia de cada prova e a oportunidade de obter pelo raciocínio a solução dos problemas. Disse Einstein que os dois fatos mais importantes em sua vidade jovem foram o presente de uma bússola magnética, que recebeu aos cinco anos, e o estudo da Geometria de Euclides, aos doze. Afirmou: “Aquele que não se sentir transportados por esse livro na juventude não nasceu para ser pesquisador teórico”.
Quando Albert estava com quinze anos, seu pai teve de liquidar sua empresa elétrica em Munique, e mudou-se para Milão, Itália, para começar nova empresa.Albert estava ainda no Gymnasium e por isso se arranjou um meio de ele permanecer em Munique até terminar o curso. Mas a escola tornava-se cada vez mais intolerável a Einstein; estava muito adiantado em Matemática, mas sempre se saía mal nos outros assuntos, que eram ensinados por meio de constantes exercícios de repetição. Foi eliminado do Gymnasium porque não mostrava pelos mestres o cego...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!