Av2 - PED - Sem 5 - Ensino da Arte e Musica

2659 palavras 11 páginas
Questão 1:

Nota: Não gerada
Leia com atenção e marque apenas a alternativa correta de acordo com as tele aulas, aulas atividades, livro, web aulas e fóruns de discussão: A professora Eromi estava ensinando História aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, após relatar de forma informal sobre a 1ª missa rezada em solo brasileiro, ouvir os comentários de seus alunos, esclarecer dúvidas, entregou a estes, um texto explicativo e um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha ao rei. Veja a seguir:
No dia 26 de abril de 1500, num banco de coral na praia da Coroa Vermelha no litoral sul da Bahia, foi rezada uma missa de Páscoa, a primeira de tantas que desde então foram celebradas naquele que veio a tornar-se o maior país católico do mundo. Acompanhe os passos iniciais dos padres evangelizadores e as etapas das missões católicas no Brasil Colonial.
"E quando veio ao Evangelho, que nos erguemos todos em pé, com as mãos levantadas, eles (os índios) se levantaram conosco e alçaram as mãos, ficando assim, até ser acabado: e então tornaram-se a assentar como nós... e em tal maneira sossegados, que, certifico a Vossa Alteza, nos fez muita devoção." - Carta de Caminha a El-Rei, 1º de maio de 1500. (o texto continua com mais informações)
Em seguida a professora Eromi aproveitou outro conteúdo (flexões verbais) que já havia introduzido nessa turma e pediu que os alunos, circulassem no texto, todos os verbos encontrados e os classificassem. Logo após ela apresentou a seus alunos a obra de arte do pintor Victor Meirelles, que retrata esta cena relatada no texto denominado “Primeira Missa no Brasil”. Os alunos apreciaram a obra, teceram comentários, ouviram a explicação da professora: dizendo que a obra foi pintada em 1860 e está no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, que o quadro mede 2,68 metros de altura por 3,56 metros de largura. Em seguida, aproveitou também a questão das medidas do quadro, que era outro conteúdo que iria iniciar com essa turma e

Relacionados

  • Gestão
    15130 palavras | 61 páginas