Ensaio paradoxo de aprender e ensinar

Páginas: 2 (376 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013

Ensaio: Filosofia o Paradoxo do Aprender e Ensinar
Para definição e em termos simples, paradoxo é o oposto do que alguém pensa ser a verdade, é uma declaração aparentemente verdadeira que leva auma contradição lógica. O livro apresenta esta ideia de que ensinar aplicando filosofia onde um ensina e o outro aprende é um encontro paradoxal, impossível. Porém sustenta que esse, ao contrario deimpedir, inspira sua prática. Normalmente atividades escolares, cotidianas, atividades que necessitam de esforço na busca do conhecimento, inicialmente podem ser recebidas como imposições que acabamnão agradando, mas que no decorrer do tempo, da vivencia escolar e cotidiana aprendemos a lidar, absorvemos informações e nos é despertado o interesse sobre o que nos foi imposto de início. Como porexemplo, no inicio de nossa vida acadêmica, professores começam o semestre com uma lista de livros para serem trabalhados, nos assustamos e achamos impossível no primeiro momento, mas depois vem àcuriosidade, vontade de aprender e saber mais, atropelando essa imposição e fazendo com que uma obrigação inicial se transforme em um enorme e prazeroso aprender.
Dentro do paradoxo de ensinar está anecessidade de que para ensinar precisa-se antes aprender, aliado ao consenso de que o melhor jeito de aprender é ensinar.
A cultura, o regionalismo, os costumes também podem se enquadrar no nível defilosofias, porém as de vida, ou seja, não foram ensinadas por mestres, mas sim adquiridas no decorrer de nossa vivencia. Quem nos ensinou? Todos? Os parentes, os amigos?
Ninguém possui essaresponsabilidade e ou obrigação e mesmo assim nunca falta que a exerça.
Citando Immanuel Kant “Espera-se que o professor desenvolva o seu aluno, em primeiro lugar, o homem de entendimento, depois, o homem derazão, e, finalmente, o homem de instrução. Este procedimento tem esta vantagem: mesmo que, como acontece habitualmente, o aluno nunca alcance a fase final, terá mesmo assim beneficiado da sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprender a ensinar, ensinar a aprender
  • Aprender é ensinar
  • Ensinar para aprender
  • Ensinar e Aprender
  • Ensinar e aprender
  • Ensinar e Aprender
  • ENSINAR E APRENDER
  • Ensinar e Aprender

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!