Fauvismo

Páginas: 4 (865 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
FAUVISMO
1. Onde e quando esse estilo se desenvolveu?

O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Teve inicio em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905. Apalavra tem origem no vocábulo francês fauves que significa feras. Este movimento seguiu características expressionistas.
2. Quais foram os principais artistas ligados a esse movimento? Cite algunsdados biográficos de destaque.

O artista plástico Henri Matisse é conhecido como o pai deste movimento artístico. Outros artistas importantes são Paul Gauguin, Georges Braque, Andre Derain, JeanPuy, Paul Cézanne e Maurice de Vlaminck. Henri Matisse abandonou os estudos de Direito para se dedicar a pintura. O pontilhismo inspirou-lhe cores mais fortes e arrojadas e dessa técnica surgiu ofauvismo.
Os fauvistas rejeitaram o império da forma, ditado pela academia, o conceito de luminosidade dos impressionistas, passando a usar a cor como fator primordial da pintura. Este movimento afirmavapor isso a autonomia da cor e espaço.
“Retrato de Madame Matisse” foi exposta no Salão de Outono de 1905. Na mesma sala, outros pintores expuseram obras igualmente progressistas, que possuíam em comuma eleição da cor como principal elemento expressivo. Tais pintores foram chamados de feras –fauves – por um crítico da época, e o nome “fauvismo” passou a identificar esta tendência estética.Enquanto alguns críticos viam no trabalho destes artistas a exaltação de uma pintura pura e autônoma, moderna, outros, mais conservadores, criticaram a aparência tosca e aparentemente inacabada das obras.Logo, no entanto, o fauvismo foi assimilado e aceito pelo público. Matisse, especialmente, tornou-se um dos nomes de maior destaque na pintura do século XX.


3. Quais as ideias e ou qualidadesartísticas ligadas a esse movimento e seus artistas?

O fauvismo é caracterizado pela utilização de cores puras em grandes manchas e com fortes contrastes, para acentuar ao máximo o valor expressivo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fauvismo
  • fauvismo
  • FAUVISMO
  • fauvismo
  • Fauvismo
  • Fauvismo
  • Fauvismo
  • Fauvismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!