engenharia

Páginas: 2 (344 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Karl Max
Karl Heinrich Marx (5 de maio de 1818 / 14 de março de 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, criador da doutrina comunista moderna, atuou como economista, filósofo,historiador, teórico político e jornalista.
As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política conhecidas coletivamente como marxismo afirmam que as sociedades humanas progridem através da luta declasses: um conflito entre a classe burguesa que controla a produção e um proletariado que fornece a mão de obra para a produção. Ele chamou o capitalismo de "a ditadura da burguesia", acreditando queseja executada pelas classes ricas para seu próprio benefício, Marx previu que, assim como os sistemas socioeconômicos anteriores, o capitalismo produziria tensões internas que conduziriam à suaauto-destruição e substituição por um novo sistema: o socialismo. Ele argumentou que uma sociedade socialista seria governada pela classe trabalhadora a qual ele chamou de "ditadura do proletariado", o"estado dos trabalhadores" ou "democracia dos trabalhadores". Marx acreditava que o socialismo viria a dar origem a uma sociedade sem classes chamada de comunismo. Marx lutou ativamente para aimplementação do primeiro, argumentando que os teóricos sociais e pessoas economicamente carentes devem realizar uma ação revolucionária organizada para derrubar o capitalismo.
Suas ideias receberam poucaatenção de outros estudiosos. Talvez o maior interesse tinha sido na Rússia, onde, em 1872, foi publicada a primeira tradução do Tomo I d'O Capital. Na Alemanha, a teoria de Marx foi bem ignorada, até que em1879 um alemão estudioso da Economia Política, Adolph Wagner, comentou o trabalho de Marx ao longo de uma obra intitulada Allgemeine oder theoretische Volkswirthschaftslehre. A partir de então, osescritos de Marx ganharam atenção. Nos primeiros anos após a morte de Marx, sua teoria obteve crescente influência intelectual e política sobre os movimentos operários (ao final do século XIX, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!