Engenharia e cidades sustentáveis

Páginas: 63 (15702 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1 – Introdução

A tendência da humanidade sempre foi evoluir. Entretanto, essa evolução, na maioria das vezes, gera sérios desequilíbrios ao meio ambiente. E por mais que sejam criadas tecnologias de última geração, o ser humano sempre dependerá do meio ambiente. Com isso, surgiu a noção de Desenvolvimento Sustentável, que sugere uma necessidade de integração entre a evolução da humanidade e apreservação do meio ambiente.
Dentro desse contexto, surge o conceito de Cidades Sustentáveis, que são aquelas que adotam uma série de práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente.
São cidades que precisam ser muito bem planejadas e administradas, já que existe uma grande integração entre a população, aalimentação energética, o abastecimento de água e as áreas verdes urbanas, sem contar com a preocupação com a qualidade do ar e o destino dos resíduos. Atualmente existem algumas cidades no Brasil e no mundo que já adotam práticas sustentáveis.
Face ao crescimento populacional o Brasil tem por desafio, o desenvolvimento da questão intra-urbana da sustentabilidade. Esse assunto envolve asdificuldades das cidades brasileiras em relação ao acesso a terra, ao déficit habitacional, à carência de saneamento e à carência de uma política nacional de transporte e de transito eficiente.
O propósito da gestão das cidades é buscar modelos de política que combinem as novas exigências de economia globalizada à regulação existente.
Diante das informações apresentadas, este trabalho vem apontar comoas engenharias estão aprimorando-se perante o desenvolvimento sustentável, utilizando materiais e técnicas que minimizam a agressão no meio ambiente e ainda tragam o bem estar social.










2 – Objetivo

O trabalho tem por objetivo apresentar as principais práticas adotadas pelas cidades sustentáveis, como o incentivo à adoção cada vez maior de energias renováveis, a gestãosustentável das águas nas cidades, o aumento e zelo das áreas verdes urbanas, um melhor planejamento ambiental urbano, a limitação dos níveis de emissão de poluentes por fontes de poluição atmosférica, com vistas à melhora da qualidade do ar e um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo.
Além disso, serão mostrados exemplos de cidades com práticas sustentáveis no Brasil e no mundo,apresentando também o programa Cidades Sustentáveis, um programa que reúne uma série de ferramentas que vão contribuir para que governos e sociedade civil promovam o desenvolvimento sustentável nos municípios brasileiros. 
Outro foco do trabalho é indicar o papel das engenharias civil, ambiental, de produção e mecânica no desenvolvimento sustentável das cidades, buscando soluções para resolver e minimizaras problemáticas sociais e ambientais urbanas.
E por fim, serão apresentados as certificações que regulamentam o setor sustentável, como a certificação LEED, Bream e Aqua, e as conferencias de desenvolvimento sustentável, como a conferencia das nações unidas sobre o meio ambiente, a ECO – 92, a cúpula do clima e aquecimento global, a convenção da desertificação, a Rio + 10 e a Rio + 20.3 – Cidades Sustentáveis

3.1 – Principais práticas adotadas pelas Cidades Sustentáveis

3.1.1-Energias Renováveis

A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos).

Fontes de Energia
As fontes de energia podem ser divididas em dois gruposprincipais: permanentes (renováveis) e temporários (não-renováveis). As fontes permanentes são aquelas que têm origem solar, no entanto, o conceito de renovabilidade depende da escala temporal que é utilizado e os padrões de utilização dos recursos.
Assim, são considerados os combustíveis fósseis não-renováveis já que a taxa de utilização é muito superior à taxa de formação do recurso propriamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cidades Sustentáveis
  • cidade sustentaveis
  • Cidade sustentável
  • Cidades Sustentáveis
  • CIDADES SUSTENTAVEIS
  • cidades sustentáveis
  • Cidades Sustentáveis
  • Cidades Sustentáveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!