Engenharia da Sustentabilidade

Páginas: 7 (1703 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
COMUNICAÇÃO INTERNA
OBJETIVOS:
1 - Definição de Comunicação Interna
2 - A Relevância da Comunicação Interna nas Organizações
3 - As funções dos Canais de Comunicação no ambiente organizacional
4 - Comunicação Formal X Comunicação Informal
5 - Tipo de Estrutura Organizacional
6 - Sistema de Comunicação
7 - Vantagens e desvantagens da Comunicação Informal
8 - Aspectos contemporâneos daComunicação Formal e da Comunicação Informal nas Organizações
FONTES:
Kunsch, M. M. K. Planejamento de relações públicas na Comunicação Integrada. São Paulo/SP: Summus, 2003.
Nassar, P. (orgs.) Comunicação Empresarial. Estratégias de Organizações vencedoras. São Paulo/SP: ABERJE, 2006.
Pimenta, M. A. Comunicação Empresarial. Campinas/SP: Alínea, 2009.
Tavares, M. Comunicação Empresariale Planos de Comunicação. Integrando Teoria e Prática. São Paulo/SP: Atlas, 2009.
Torquato, G. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo/SP: Cebgage Learning, 2010.

1 – Comunicação Interna (Definição e objetivo): é uma importante coluna da Comunicação Social, com o objetivo trazer consenso e facilitar a aceitação dos valores da organização (propósitos, qualidade deprodutos, adequação às necessidades legais e sociais, credibilidade, intenções, equilíbrio, eficácia operacional, relações com os diversos públicos, padrão, visibilidade, entre outros).
Torquato (2010): “a missão básica da comunicação interna é contribuir para o desenvolvimento e manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento de metas estratégicas da organização, ao crescimento continuado desuas atividades e serviços e à expansão de suas linhas de produtos” (p. 45)
C. I.= interação verbal (oral ou escrita) e não verbal entre dois ou mais participantes do processo de comunicação.
EFICÁCIA: para ser bem-sucedida, deve ser clara, objetiva e não deixar brechas que possam gerar desentendimentos ou fofocas. Além disso, todos os elementos da comunicação (emissor, receptor, mensagem,canal...) devem estar presentes, e as possibilidades de ruídos devem ser previstas.
2 – Relevância: Principal ferramenta para obter e circular informações e criar a sintonia empresa – mundo – funcionário – mundo – empresa.
3 – Funções dos canais no ambiente organizacional: são instrumentos para informar e fundamentar os princípios da gestão da empresa. Reuniões: canal de comunicação que proporcionamtroca de ideias, experiências e pontos de vista que norteiam as atividades em equipes (Pauta – Ata – Formalização de resoluções – Responsabilidades – Medidas e Providências – Prazos – Pendências e Próximas ações)
4 – Comunicação Formal e Informal:
Formal: (caráter oficial) é visível por respeitar os trâmites burocráticos utilizando canais formais instituídos e pelas autoridades superiores. Emgeral descendente e quase sempre escrita com conteúdos técnico-administrativos do trabalho.
Informal: não são tão visíveis, nem sempre é considerada (em geral é colocada em segundo plano); geralmente ocorre em paralelo à formal (muitas vezes o assunto acaba sedo contaminado por boatos e fofocas); é espontânea (por ela circulam as percepções, expectativas, alegrias, frustrações, boatos e também acomunicação formal).
5 – Tipo de estrutura Organizacional: O conhecimento de aspectos funcionais de uma empresa (a partir dos tipos de estrutura formal e informal) é uma ferramenta que auxilia o trabalho do gestor da comunicação:
Estrutura organizacional formal: deliberadamente planejada e formalmente representada (organograma). Características: ênfase nas posições em termos de autoridade eresponsabilidade, é estável, está sujeita a controle, possui líder formal.
Estrutura organizacional informal: sugere interação social das pessoas (desenvolve-se espontaneamente quando as pessoas se reúnem – não tem organograma); relacionamentos não documentados, não reconhecidos oficialmente entre os seus membros, que surgem inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e do grupo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sustentabilidade na engenharia
  • Engenharia e sustentabilidade
  • Engenharia de sustentabilidade
  • Engenharia da sustentabilidade
  • Engenharia e Sustentabilidade
  • Engenharia de sustentabilidade
  • Engenharia de Sustentabilidade
  • engenharia civil e sustentabilidade global

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!