Engenharia Civil

Páginas: 15 (3723 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013
ESPODOSSOLOS

ORIGEM
São originários, principalmente, de materiais arenoquartzosos, sob condições de clima tropical e subtropical, em relevo plano, suave ondulado ou ondulado. Ocorrem associados a locais de umidade elevada, em áreas de surgente, abaciamentos e depressões, sob os mais diversos tipos de vegetação (EMBRAPA, s.d.).

FORMAÇÃO
São solos, em geral, moderada a fortemente ácidos,normalmente com saturação por bases baixa (distróficos), podendo ocorrer altos teores de alumínio extraível. A textura é predominantemente arenosa, sendo menos comumente textura média e raramente argilosa (tendente para média ou siltosa) no horizonte B espódico (EMBRAPA, s.d.).
Variam de pouco profundos até muito profundos. A drenagem é muito variável, havendo estreita relação entre profundidade,grau de desenvolvimento, endurecimento ou cimentação do horizonte diagnóstico (B espódico) e a drenagem do solo.
No campo, pode ser identificada pela cor do horizonte espódico, que varia desde cinzenta, de tonalidade escura ou preta, até avermelhada ou amarelada, e pela nítida diferenciação de horizontes. Podem apresentar um horizonte cimentado como fragipã, duripã ou “ortstein” subjacente aohorizonte espódico.
Verifica-se a atuação do processo de perda de compostos de alumínio com ou sem ferro em presença de húmus ácido e consequente acumulação desses constituintes em profundidade.

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ESPODOSSOLOS E O TRANSPORTE DE FÓSFORO ASSOCIADO

Maria do Socorro B. Araújo
Carlos E. Schaefer
Everardo V. S.B. Sampaio

RESUMO
O processo de formação dosEspodossolos ocorre pela iluviação de matéria orgânica e alumínio, com presença ou não de ferro. Durante o processo, fósforo pode ser transportado junto com a matéria orgânica e óxidos de alumínio e de ferro iluviados.
Na maioria dos perfis de Espodossolos, verificados nos Levantamentos de Solos no Brasil, houve presença de P disponível em profundidade, em valores maiores que na superfície, indicandotransporte deste elemento ao longo do perfil. A presença de fósforo em subsuperfície, em níveis maiores que em superfície, pode melhorar o indicativo de fertilidade desses solos, já que, devido a sua estrutura “solta”, as raízes das plantas podem penetrar mais profundamente e utilizar esse fósforo transportado.
Palavras-chaves: pedogênese, podzolização, fertilidade dos solos

INTRODUÇÃO
OsEspodossolos, em geral, são solos profundos, ácidos e pobres em nutrientes. Sua baixa fertilidade química é refletida na soma de cátions trocáveis, que raramente atinge níveis superiores a 1 cmolc / dm3 (Oliveira et al., 1992) sendo, na maioria das vezes, caracterizados como solos álicos ou distróficos. O material de origem (quartzitos, arenitos ou sedimentos quartzosos) normalmente é muito pobre emargila, resultando num solo com uma textura arenosa ao longo do perfil (Oliveira et al., 1992). Portanto, a capacidade de retenção de cátions está condicionada à matéria orgânica, porque a argila desses solos em geral não ultrapassa 10% e é constituída de minerais de baixa atividade.
Os horizontes dos Espodossolos seguem, em geral, a seqüência A-E-Bh-C, sendo o horizonte Bh, B espódico, ohorizonte diagnóstico desses solos. A cor deles é bem contrastante, com o horizonte espódico bastante escurecido pela presença de matéria orgânica, tornando-os facilmente identificáveis no campo. Sua ocorrência no Brasil se dá nas baixadas litorâneas ao longo da costa leste, especialmente na Bahia, Sergipe e Alagoas e nas baixadas arenosas do Rio Grande do Sul, podendo também ser encontrados nostabuleiros costeiros dos sedimentos da Formação Barreiras (Oliveira et al., 1992). Ocorrem ainda no extremo Noroeste do Estado do Amazonas e no Centro-Sul de Roraima, onde estão suas áreas mais extensas e expressivas (Embrapa, 1981). Quase todos são de textura arenosa e de extrema pobreza em nutrientes, tendo, portanto, as limitações inerentes a solos com essas características, ou seja, baixa fixação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia Civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!