Enfrentamento em Cajamarca

Páginas: 6 (1444 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2015
 “Entre os motivos do sucesso de Pizarro estão também, naturalmente, a tecnologia militar baseada em armas de aço e cavalos; doenças infecciosas epidêmicas na Eurásia, tecnologia marítima europeia; organização política centralizada dos Estados europeus; e a escrita.”

1. INTRODUÇÃO
Na resenha a seguir, veremos o quão impressionante é a história do Enfrentamento em Cajamarca, onde umconquistador espanhol, Francisco Pizarro, deixou marcado eternamente na história mundial o feito de capturar o imperador inca Ataualpa, “Deus do Sol”, e com apenas 168 soldados colonizar um império de 80 mil soldados de maneira inusitada. Audacioso ao extremo, Pizarro manteve o imperador inca em cativeiro até conseguir uma quantidade expressiva em ouro, que supostamente seria trocado pela liberdade doimperador. Mas esse fato não ocorreu. Impetuoso, Pizarro executou o imperador após receber o resgate proposto, e com um império totalmente desnorteado pelas atitudes surpreendentes e também pelo abalo psicológico, atravessa suas entranhas e coloniza um império com população massiva com sua minoria militar. Este, sem sombra de dúvidas, foi o maior e mais marcante enfrentamento da história moderna.2. DESENVOLVIMENTO
O fato ocorrido em Cajamarca, narrado por seis companheiros (também testemunhas), incluindo seus irmãos, Hernando e Pedro, foi relatado ao imperador. O autor deste livro se vale de uma minuciosa descrição, esta qual não abordarei tão detalhadamente nesta síntese, destacando somente os pontos chave deste capítulo.
Tão pouco contra tantos? Ainda que, não expressivamentenumerosos, os espanhóis conquistaram, ao longo da história, territórios antes inimagináveis, inclusive quanto à dimensão destes.
Sedento por informações em Cajamarca, Pizarro recorria à tortura dos índios, até que descobre que o Imperador inca, Ataualpa, estava arquitetado à sua espera. Os companheiros de Pizarro estavam impressionados com a beleza de Cajamarca e principalmente por sua numerosapopulação. Estes soldados se sentiram altamente intimidados por estarem em minoria, e também por saberem que não haveria tempo de receber reforços.
O que fazer na manhã seguinte? Poucos dormiram naquela noite. Intimidados, naquele momento, era como se não existisse diferença de graduação entre os soldados espanhóis. Pizarro passava o tempo todo encorajando seus homens. Foi estimado, naquele momento, umnúmero de índios com a metade do número que realmente havia, propositalmente, para que não se apavorassem mais ainda as tropas espanholas sob o comando de Pizarro. Neste ato, já se começa a perceber a supremacia dos espanhóis sobe os incas.
Ao receber o mensageiro do imperador inca, Pizarro informa-lhe que estima muito o contato com este imperador, e que o receberia com o maior cortejopossível. Pizarro então arquitetou suas tropas pela praça de Cajamarca. O imperador inca se aproximava, enquanto Cajamarca já se encontrava abarrotada de índios. Em contrapartida, os espanhóis aguardavam em seus postos, altamente amedrontados. Neste momento, Pizarro envia Frei Vicente Valverde para pedir que o imperador inca se submetesse ao seu Deus e à corte espanhola. Sem êxito, o imperador atira aBíblia Sagrada, que pegara das mãos do Frei, a uma distância de seis passos.
Aí, então, os homens de Pizarro aparecem e começam a atirar, realizando uma precisa execução naquela praça. Vão deixando seus esconderijos e avançando com seu grito de guerra: “Santiago!” Os índios entraram em verdadeiro pânico com um ataque tão preciso das tropas espanholas. Neste momento, Pizarro invade a multidão, combravura, e captura o imperador inca. Seus fiéis, em torno à sua liteira, são todos massacrados. Foram mortos mais de sete mil índios naquela batalha. Ato impressionante este, ter Pizarro capturado o imperador inca com tamanho exército e em tão pouco tempo. Nas palavras de Pizarro ao imperador inca: - “Não tome como insulto o fato de ter sido derrotado e feito prisioneiro, pois eu conquistei...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfrentamento em Cajamarca
  • enfrentamento em cajamarca
  • enfrentamento cajamarca
  • Enfrentamento em Cajamarca
  • enfrentamento em cajamarca
  • Enfrentamento em Cajamarca
  • enfrentamento em cajamarca
  • Resenha do texto "Enfrentamento em Cajamarca"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!