revisao psicologia av2

Páginas: 6 (1268 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2015
Resumo da prova (av2) psicologia
Pontos a serem estudados :
1-Negligência: quando Deixa de prestar assistência a alguém quando você é responsável
NEGLIGÊNCIA: ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente, de modo que ele deixa de prover ou não provê adequadamente as necessidades básicas para o perfeito desenvolvimento. Ocorre nos casos em que a criança ou adolescente não éaprovisionado com os nutrientes adequados, além das situações em que não é oferecida proteção e supervisão adequada. Algumas formas de se verificar o abandono são demonstradas por meio de desnutrição, baixo peso, doenças frequentes e falta de higiene. A forma extrema de negligência se caracteriza pelo abandono, sendo que este, devido sua reprovabilidade, é tipificado pelo Código Penal nos dispositivos244, 246 (abandono material e intelectual, respectivamente) e 133 (abandono de incapaz). Cabe ressaltar que o abandono pode acarretar a perda do poder familiar.
1.1 Caso concreto: (questão objetiva )
Questão objetiva sobre menor infrator
A expressão menor infrator se refere aos menores situados abaixo da idade penais (18 anos), geralmente adolescentes, que praticam algum ato infracionalanálogo ao crime.
Apostila- pág 11- primeiro slide tem uma questão sobre menor infrator. R:C
*os psicólogos denominam menor infrator devido a classe popular família desestruturada
(forma de preconceito, patologizar)
Um dos tipos de exclusão social é a patológica, que é decorrente de problemas mentais causa particularmente favorável a ruptura familiar. Por conta disso, a psicologia atual, nos casosem que o doente não causa risco para si ou para os demais familiares, tende a tratar a família e não o indivíduo isoladamente.
O preconceito é uma atitude afetivamente negativa, que são dirigidas contra grupos de pessoas.
*Qualquer grupo pode ser vitima de preconceito
2- MEDIAÇÃO = TRABALHA COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES DO SISTEMA . É UMA JUSTIÇA RESTAURATIVA
Pode ser compreendida como um processo noqual uma terceira pessoa neutra (o mediador) facilita a resolução de uma controvérsia. Não há emissão de opinião.
Trata-se de um processo informal, sem litígio, no qual, a tomada de decisão e a autoridade fiquem inteiramente com as partes.
É um dos pilares da justiça restaurativa. Ela promove a revalorização (as pessoas reconhecem o seu poder e sua capacidade de enfrentar conflitos) e oreconhecimento (implica na aceitação e empatia em relação à situação da outra parte).
3- ASPECTO DA FAMÍLIA: ESTUDAR JUSTIÇA RESTAURATIVA E SUAS CARACTERÍSTICAS
A justiça restaurativa valoriza a autonomia dos sujeitos e o diálogo entre eles.
Busca fortalecer e motivar as pessoas para a construção de estratégias para restaurar os laços do relacionamento e confiabilidade social rompidos pela infração.Enfatiza o reconhecimento e a reparação das consequências.
Busca maior compromisso na responsabilização do infrator e no seu projeto de ajustar socialmente seus comportamentos futuros.
A vítima assume o papel de destaque.
Seu objetivo é restaurar o dano sofrido e não punir.
É a nossa Justiça.
4- DOCUMENTOS DO PSICÓLOGO:
Atestado psicológico= certifica uma determinada situação ou estadopsicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem por requerimento o solicita.
Relatório ou declaração ou laudo psicológico= é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.
Parecer ou perícia psicológica= é um documentofundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
Questão objetiva:
Explique com exemplo a definição teórica alienação parental. ( vale dois pontos)
A alienação parental consiste num processo em que a criança é programada para odiar um dos seus genitores, um dos cônjuges utiliza-se das crianças como processo de vingança em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revisão AV2
  • REVISAO AV2
  • revisao av2
  • revisao av2
  • Revisão AV2
  • Revisão av2
  • AV2 PSICOLOGIA
  • Ciência política

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!