Enfermagem

Páginas: 3 (638 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
TVP: O que você deve saber


1. O que significa TVP?

R: TVP significa Trombose Venosa Profunda, uma doença grave que se caracteriza pela formação de coágulos no interior das veias profundas daperna.

2. O processo de formação de coágulos é prejudicial ao organismo?

R: Nem sempre. Sabemos que, quando nos cortamos, nosso organismo reage rapidamente fechando os vasos sangüíneos doferimento com a formação de um coágulo local, para interromper o processo de perda sangüínea. Quando a formação de coágulos se dá de maneira patológica, ou seja, sem necessidade, caracteriza-se o quadrode Trombose Venosa Profunda ou TVP e, neste caso, ela é prejudicial.

3. Por que a TVP é uma doença grave?

R: Porque suas principais conseqüências a curto prazo podem levar à morte, prolongar oucomplicar uma internação ou cirurgia e mesmo tornar o indivíduo inabilitado para a realização de determinadas atividades sociais e de trabalho, quando deixa o que chamamos de seqüelas.

4. Qual éa principal conseqüência a curto prazo?

R: É chamada de Embolia Pulmonar. Ela ocorre quando um pedaço do coágulo que se formou no interior das veias profundas da perna se solta e atinge os vasossangüíneos dos pulmões. Dependendo do tamanho do coágulo que se desprendeu e da área atingida, a pessoa pode até falecer.

5. Qual é a principal conseqüência a longo prazo?

R: É a chamadaSíndrome Pós-Flebítica, que pode ocorrer alguns anos após a TVP. Caracteriza-se por inchaço da(s) perna(s), coloração escura e endurecimento da pele, eczema (alergia crônica da pele) e úlceras (feridas) quesão devidas às alterações e cicatrizes deixadas pela TVP no sistema venoso.

6. Por que as pessoas desenvolvem a TVP?

R: Determinadas pessoas possuem fatores de risco para adquirir a doença.Existem também situações que podem desencadear a doença, são as situações de risco. A presença de fatores individuais e situações de risco podem caracterizar o paciente como sendo de risco para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!