Energia geotermica

Páginas: 5 (1009 palavras) Publicado: 7 de março de 2014
Energia Geotérmica

Introdução:
A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual o magma é encontrado, que consiste basicamente em rochas derretidas. Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencialgeotérmico.
Definição:
Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. “Geotérmico” vem das palavras gregas geo (terra) e therme (calor)assim, geotérmico significa calor terrestre. Funciona graças à capacidade natural da Terra ou da sua água subterrânea em reter calor. (foto 1: central geotermica - islandia)

Pode-se descreverum sistema geotérmico como a circulação de água na
crosta superior da Terra que recebe calor de uma fonte térmica em profundidade e
retorna a superfície livre. Atualmente perfuramos poços nos reservatórios geotérmicos para trazer a água quente à superfície. Os geólogos, geoquímicos, perfuradores e engenheiros fazem explorações e testes para localizar áreas subterrâneas que contêm esta águageotérmica, de forma a saber exatamente onde perfurar poços de produção geotérmicos. Então, assim que a água quente ou vapor viaja dos poços até à superfície, podem ser usados para gerar eletricidade em centrais geotérmicas ou para a energia para usos não-elétricos. (figura 2) representação esquematica de um sistema geotérmico ideal

Existe uma grande quantidade de energia sob a forma térmica contidano interior do planeta. Esta é transmitida para a crosta terrestre sobretudo por condução.
Esta representa uma potência de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo atualmente. (curiosidade)
Funcionamento de uma usina geotermal: basicamente consiste em perfurar o solo ate uma certa profundidade e captar e esse calor do núcleo da Terra para a produção de energia. Em alguns casos, injetamágua nas rochas quentes e o vapor da mesma e captado para a gereção de energia. Figura 1
Classificação de Recursos Geotérmicos
Os recursos geotérmicos devem ser classificados, pois somente desta forma pode-se analisar se a exploração será economicamente viável. O critério comumente usado para classificar os recursos geotérmicos é o baseado na entalpia dos fluidos geotérmicos que escoam deregiões profundas até à superfície. A entalpia pode ser considerada, como sendo proporcional à temperatura. Os recursos geotérmicos são classificados em alta, média e baixa entalpia. A Tabela 2 mostra os requisitos propostos para classificar os recursos geotérmicos de acordo com esses critérios. (tabela 2)
Uma vez classificado o tipo de recurso geotérmico de uma dada região, a energia disponíveloferece diversas aplicações, conforme descrito na Figura 3, que mostra o diagrama de Lindal, onde observa-se que a partir da identificação de recursos de media entalpia é possível a produção de energia elétrica através da utilização de um ciclo binário e caso sejam encontrados recursos de alta entalpia, a produção de energia elétrica pode ser realizada pelos métodos convencionais. (fiugra 3)
Vantagense benefícios da energia geotérmica:
Limpa. As centrais geotérmicas, como vento e centrais solares, não têm de queimar combustíveis para manufacturar o vapor para mover as turbinas.
Não prejudica a terra. A área de terreno necessária para centrais geotérmicas é mais pequena por megawatt do que para quase cada outro tipo de centrais. As instalações geotérmicas não precisam de barrar rios ou decolher florestas – e não há cabos de minas, túneis, covas abertas, pilhas de lixo ou derramamentos de óleo.

Fiável. As centrais geotérmicas são projectadas para funcionar 24 horas por dia, durante todo o ano. Uma central geotérmica situa-se directamente por cima da sua fonte de combustível. É resistente a interrupções de geração de energia devido a condições atmosféricas, catástrofes naturais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia Geotermica
  • Energia geotermica
  • Energia geotérmica
  • Energia geotérmica
  • Energia geotermica
  • energia geotermica
  • Energia Geotérmica
  • Energia Geotérmica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!