empreendedorismo e empreendedor

Páginas: 8 (1883 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
Empreendedorismo e Empreendedor

A origem da palavra Empreendedorismo vem do verbo francês ”entrepeneur” que significa aquele que assume riscos e começa algo de novo.
Empreendedorismo e criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização e etc.
Algumas personalidades que definiram o empreendedorismo como sendo:
Joseph Schumpeter em1950 como sendo, de forma resumida, uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde em 1967 K.Knight e em 1970 Peter Druncker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Pinchot foi introduzido o conceito de intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização. Dornelas em 2001O empreendedorismo é um termo novo ainda, principalmente para os brasileiros, somente se despontou para nós a partir da década de 90 e veio crescendo juntamente com o processo de privatização de grandes empresas estatais e com a abertura do mercado interno. A definição de empreendedorismo é muito subjetiva, todos parecem conhecer, mas não conseguem conceituar realmente o que seja. Por isso aimportância de desenvolver empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos.
Neste artigo, iremos conceituar o termo empreendedorismo, citar as características de um empreendedor, a relevância de ser administrador e empreendedor, e a importância do aprendizado nas IES, unindo teoria e prática na elaboração de planos de negócios,preparando-os e desenvolvendo o espírito empreendedor.


O Empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo no Brasil, só começou a se desenvolver nos anos 90, com a abertura do mercado interno para as importações; na qual as empresas nacionais tiveram que se adaptar à modernização. Antes disso o cenário político e econômico, não era favorável, e o empreendedor, não conseguia ajuda e neminformações para dar início ao seu próprio negócio.
É importante saber que muitos visionários atuaram em um cenário incerto, se empenharam, mesmo sem conhecerem mais profundamente outros conteúdos da área empresarial, a exemplo, de muitos que contribuíram para o desenvolvimento da economia do país.

Com a abertura da economia, o governo fez uma série de ajustes, controlou a inflação e
Regulou a economia,em pouco tempo a país ganhou estabilidade, se planejou e ganhou.
Respeito. Nessa mesma época surge então o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas), e a SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software).
O início da divulgação do empreendedorismo no Brasil se dá por conveniência do governo e sobrevivência de muitos trabalhadores que saíram das grandes estataisapós o processo de privatização. A partir disso, o governo se propõe a fornecer subsídios, para que os trabalhadores tivessem a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento e a geração de emprego no Brasil.
O que pode caracterizar um empreendedor de sucesso é uma série de elementos que os tornam capazes de montar um negócio de sucesso. Porém ha aqueles que nascem com o dom de empreender,chamado de empreendedor nato, e existe também o empreendedor que influenciado pelo meio em que vive, pode tornar-se empreendedor através da formação, por influência familiar, estudo e até mesmo através da própria prática.

Para Dolabella (1999, p. 12), para se aprender a empreender, faz-se necessário um comportamento pró-ativo do indivíduo, o qual deve desejar “aprender a pensar e agir por contaprópria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção”.

Segundo o SEBRAE, as principais características do perfil do empreendedor são:
Autoconfiança: Ter consciência de seu valor sentir-se seguro em relação a si mesmo e,
com isso, poder agir com firmeza e tranquilidade.
Auto-motivação:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução ao empreendedorismo e o processo empreendedor
  • Empreendedorismo Liberal e Pioneiros empreendedores
  • Empreendedorismo VS Intra-Empreendedor
  • Empreendedorismo e o processo empreendedor
  • EMPREENDEDORISMO: AS CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
  • Empreendedorismo-caracteristica dos empreendedores
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo diferença entre administrador e empreendedor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!