Empowerment- downsizing

Páginas: 7 (1736 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
EMPOWERMENT E DOWNSIZING


Dayse Amorim
Erilen Pires
Ian Martins
Moisés Martinez
William Rodrigues
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Faculdade São Luis
Curso de Administração - Turma (AD6M1) – Disciplina: Qualidade
09/11/2012


RESUMO

As técnicas administrativas são ferramentas indispensáveis para as tomadas de decisão nas empresas. No que diz respeito à essefator o primeiro aspecto a ser considerado é o poder. Dessa forma temos o Empowerment que consiste a delegação do poder e autonomia nas decisões. Essa prática liberta a empresa da centralização de poder prejudicial a eficiência dos processos internos. Outro aspecto são os processos Downsizing que consiste no achatamento de processos e consequente redução da burocracia interna, a fim de focar nosrecursos humanos e redução de custos.

Palavras-Chave: Técnicas; Poder; Processos; Empowerment e Downsizing.


1 INTRODUÇÃO

O estudo de práticas e teorias da Administração é baseado em métodos de otimização e de facilitação do processo de gestão. No mundo atual a competitividade e a qualidade estão ligadas diretamente com essas práticas.
Com foco nisso, dentre tantos outrosmétodos, temos o Empowerment e o Downsizing que, com a busca constante pela melhoria da qualidade nos processos, nos produtos e nos serviços, atuam como uma das principais formas de gestão.
Assim o momento é de aprendizado permanente, de busca contínua pela capacitação que facilite criar ou recriar o seu negócio num mundo em que as relações com funcionários e clientes estão cientesdestas constantes transformações.





2 EMPOWERMENT

O empowerment é um conjunto de comportamentos da equipe ou políticas organizacionais. É um processo através do qual os gerentes gradualmente transferem às equipes de trabalho, a responsabilidade e a autoridade, ou seja, dar poder as pessoas para que possam fazer uso do mesmo junto com os conhecimentos, as habilidades e a motivaçãoque já têm.
Essa técnica visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder. Devemos entender este poder como sendo o resultado do compartilhamento de informações fundamentais sobre o negócio e seus projetos, da delegação de autonomia para a tomada de decisões, e da participação ativa dos colaboradores na gestão do negócio, assumindoresponsabilidades e liderança de forma compartilhada. Com esta atitude a empresa descentraliza suas decisões e estabelece um estilo de gestão extremamente mais participativo, dando maior autonomia a seus colaboradores. As vantagens são maior motivação, maior satisfação das pessoas, maior agilidade e flexibilidade, portanto, maior potencial de competitividade.
Para promover o empowerment, não bastatransferir verbalmente poder às pessoas; elas precisam ter reais condições de agir no pleno exercício da sua responsabilidade, desenvolvendo o que chamamos de "ownership" em português “propriedade”, ou seja, agirem como intra-empreendedores e como se fossem "proprietárias" do negócio, pensando como empresários.
Deve-se entender o empowerment da seguinte forma: com o aumento dacompetitividade ocorreram mudanças que, por sua vez, obrigam as organizações estimularem o envolvimento dos funcionários em um trabalho em que a qualidade é separada dia-a-dia ao mesmo tempo em que recebem mais tarefas para desenvolver. Esse estímulo se dá através do empowerment, visto que, não basta envolver os funcionários nas ações e objetivos da organização, mas fazê-los participar das tarefas de seussetores e dos demais, desenvolvendo uma autonomia.
É indispensável que todos os seus integrantes tenham um compromisso com a melhoria contínua da empresa, se quiserem manter uma posição competitiva. O empowerment é um facilitador de fatores como valores, ações de liderança, estrutura funcional, treinamento e sistemas de recompensas. Um ponto importante a se perceber é que há uma mudança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ADMINISTRAÇÃO
  • Downsizing
  • Downsizing
  • Downsizing
  • Downsizing
  • Downsizing
  • Downsizing
  • Downsizing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!