Empirismo

Páginas: 6 (1352 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
ORIGEM
A doutrina do empirismo foi definida explicitamente pela primeira vez pelo filósofo inglês John Locke no século 17. Locke argumentou que a mente seria, originalmente, um "quadro em branco" (Tabula Rasa), sobre o qual é gravado o conhecimento, cuja base é a sensação. Ou seja, todas as pessoas, ao nascer, o fazem sem saber de absolutamente nada, sem impressão nenhuma, sem conhecimentoalgum. Todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, pela tentativa e erro.
Historicamente, o empirismo se opõe a escola conhecida como Racionalismo, segundo a qual o homem nasceria com certas ideias inatas, as quais iriam "aflorando" à consciência e constituiriam as verdades acerca do Universo. A partir dessas ideias, o homem poderia entender os fenômenos particularesapresentados pelos sentidos. O conhecimento da verdade, portanto, independeria dos sentidos físicos.

DEFINIÇÃO
O empirismo é a escola do pensamento filosófico relacionada à teoria do conhecimento, que pensa estar na experiência a origem de todas as ideias
O empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das ideias por ondese percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados.

SIGNIFICADO DA PALAVRA
O nome empirismo vem do latim: empiria (experiência) e -ismo (sufixo que determina, entre outras coisas, uma corrente filosófica). Temos, assim, a “corrente filosófica da experiência”
Embora no geral seja relacionado com a teoria do conhecimento, o empirismo, ao longo da história da filosofia, tiveramimplicações na lógica, filosofia da linguagem, filosofia política, teologia, ética, entre outros.
PRINCIPAIS FILÓSOFOS DO EMPIRISMO
Os principais representantes do Empirismo foram; Francis Bacon, John Locke e David Hume.

JOHN LOCKE
John Locke (Wringtown, 29 de agosto de 1632 — Harlow, 28 de outubro de 1704), foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principalrepresentante do Empirismo Britânico
John Locke nasceu em Wringtown, em 1632. Estudou e foi enviado para Brandenburgo como secretário de legação. Passou, em seguida, ao serviço de Loed Ashley, futuro conde de Shaftesbury, a quem ficou fiel também nas desgraças políticas. Foi, portanto, para a França, onde conheceu as personalidades mais destacadas da cultura francesa do "grandsiècle". Em 1683refugiou-se na Holanda, aí participando no movimento político que levou ao trono da Inglaterra Guilherme de Orange. De volta à pátria, recusou o cargo de embaixador e dedicou-se inteiramente aos estudos filosóficos, morais, políticos. Passou seus últimos anos de vida no castelo de Oates (Essex), junto de Sir Francisco Masham. Faleceu em 1704

Principais Obras
- Cartas sobre a Tolerância
- DoisTratados sobre o Governo
- Ensaio acerca do Entendimento Humano
- Pensamentos sobre a Educação




FRANCIS BACON
Francis Bacon foi um importante filósofo inglês dos séculos XVI e XVII. Foi também político e estadista e ensaísta. É considerado um dos fundadores da Ciência Moderna.
Francis Bacon nasceu na cidade de Londres (Inglaterra) em 22 de janeiro de 1561.Morreu na cidade de Londres(Inglaterra) em 9 de abril de 1626.
Foi eleito para a Câmara dos Comuns Inglesa em 1584.
Durante o reinado de Jaime I, atuou como procurador-geral, fiscal-geral, guarda do selo e grande chanceler.
Como filósofo foi muito importante na defesa do uso do método científico (empirismo). Defendia que a obtenção dos fatos verdadeiros se dava através da observação e experimentação (regulada pelo raciocíniológico).
Propôs a classificação das ciências em três grupos: Ciência da Imaginação (poesia), Ciência da Memória (História) e Ciência da Razão (Filosofia).
Principais Obras
- Elementos das leis comuns da Inglaterra
- Casos de traição
- Ensaios





DAVID HUME
David Hume foi filósofo, historiador, sociólogo e economista escocês do período do Iluminismo (século XVIII). É considerado um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empirismo
  • O Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!